SD-03: Carro voador é testado e avaliado com sucesso no Japão
Com modelo comercial previsto para 2023, a empresa desenvolvedora do veículo já recebeu investimentos milionários após o êxito
Por Maria Alice Prado
A ideia de um carro voador não é mais tão futurista quanto imaginávamos: a empresa aeronáutica SkyDrive, com sede no Japão, recebeu sinal verde na conclusão de seu primeiro teste público de um carro voador tripulado.
Foram sete anos de desenvolvimento do SD-03, sendo que nos últimos dois a empresa já havia lançado o veículo oficialmente. Mas foi apenas no dia 25 de agosto que o primeiro carro voador japonês tornou-se mais eficaz e operativo na realização do voo, segundo a equipe da marca.
LEIA TAMBÉM:
- MC20: Maserati retorna aos supercarros esportivos depois de 15 anos
- Carros elétricos e híbridos de alto padrão ganham mais adeptos no Brasil
- Harley-Davidson LiveWire conduz Ewan McGregor por 21 mil km em nova série
- Luxuosos e fotogênicos: saiba quais são os carros que mais aparecem no Instagram
- Supercarros esportivos da Audi chegam ao Brasil em 2020 e 2021
Funcionamento do veículo e popularidade milionária
A demonstração da viagem nos céus, ainda que em baixa altitude – cerca de 3 metros de altura – ocorreu no campo de testes da Toyota, onde a SkyDrive desenvolve seus produtos. O veículo é movido por oito motores elétricos com hélices em sistema propulsor semelhante ao de um drone. O voo durou 4 minutos e em velocidade baixa, mas a segurança e a eficácia na demonstração entusiasmaram os engenheiros da empresa.
A estreia da simulação de voo do SkyDrive no YouTube ultrapassou a marca de um milhão de visualizações três dias após a publicação. E não para por aí: a aposta no potencial comercial da novidade também está em alta. Três dias após o voo de teste, a empresa anunciou que havia levantado cerca de US$ 36,6 milhões em uma rodada de investimento para o produto. Confira o vídeo abaixo:
LEIA TAMBÉM:
- Classe G ganha homenagem em collab entre Mercedez-Benz e Virgil Abloh
- Motorhome: conheça as vantagens de viajar em uma casa sobre rodas
- Xiaomi firma parceria com Mercedes-AMG Petronas para lançar nova scooter
Menor modelo de carro voador já inventado
E existe razão para o ânimo do mercado: com 4 metros de comprimento e 2 metros de altura, o SD-03 é o menor modelo de carro voador já fabricado e testado no mundo. Segundo a empresa, a dimensão ocupa apenas duas vagas de automóveis comuns.
O modelo atual do SD-03 é capaz de percorrer percursos rápidos, de até meia hora de duração. A ideia é que tal autonomia e a segurança da duração das baterias seja ainda mais aprimorada para os modelos comerciais.
A SkyDrive já anunciou o lançamento de uma versão atualizada do veículo para o mercado, com dois lugares, para 2023 – o design dos veículos também deve ganhar um upgrade nos novos modelos.
A promessa é de que o carro voador comercial alcance até cerca de 500 metros de altitude, com capacidade para carregar até 500 kg em uma velocidade de até 60 km/h. Os valores ainda não foram divulgados e vale lembrar também que, além do lançamento vindo da empresa, o uso doméstico do veículo deverá ser permitido de acordo com a legislação de cada país.
Fato é que, segundo a empresa, a simulação foi um sucesso e a meta é que o SD-03 seja aprovado para voos fora dos campo de testes até o final do ano.
LEIA TAMBÉM:
- Carros elétricos: os 5 modelos mais vendidos no primeiro trimestre de 2020
- #Coronavirus: infectologista explica como evitar contaminação no carro
- Esportivo Honda Civic Type R bate recorde de tempo no circuito de Suzuka