São Paulo recebe programação especial para os apaixonados por queijo
Em setembro, acontece o festival Mundial do Queijo do Brasil e o Roteiro Gastronômico do Mundial do Queijo
Os obcecados por queijo já podem se preparar para uma semana de emoções em meados de setembro. Pela primeira vez, o Mundial do Queijo do Brasil, premiação que envolve produtores artesanais e industriais em um festival queijeiro, chega a São Paulo. Entre os dias 15 e 18, o Teatro B32, na Avenida Faria Lima, vira palco da apresentação dos melhores queijos do mundo – com foco nos queijos nacionais –, com uma comitiva de jurados brasileiros e estrangeiros. Com os concursos chancelados pela Guilde Internationale des Fromagers, o Mundial é a única premiação nacional que abraça o setor queijeiro por inteiro.
Em sua primeira edição, realizada na cidade mineira de Araxá, um ano antes da pandemia, o Mundial do Queijo do Brasil recebeu um total de 953 queijos inscritos e atraiu cerca de 33 mil pessoas. Com 239 medalhas reconhecidas por um corpo de 160 jurados brasileiros e estrangeiros, o bem-sucedido evento foi elevado a patamares inéditos e ganhou reconhecimento na cena internacional.
LEIA MAIS:
- Melhores do mundo: 4 restaurantes brasileiros aparecem entre as posições de 51 a 100 da lista 50 Best
- “O regionalismo é uma das coisas mais bonitas da culinária brasileira”, diz o chef Adriano de Laurentiis
- “Não precisamos usar framboesa. Temos nossas frutas vermelhas”, diz a chef Giovanna Grossi sobre a valorização dos ingredientes nacionais
“Observamos nosso queijo brasileiro ganhar medalhas lá fora, competindo com a tradição queijeira europeia, e, no Brasil, ninguém sabe que queijo é esse. Nossa missão é trazer luz para nossa produção nacional e reconhecer aquilo que tem sido feito de melhor por aqui”, diz Débora Pereira, diretora-geral da SerTãoBras, comunidade formada por pessoas que apoiam a legalização do queijo artesanal de leite cru.
Para a edição de 2022, estima-se receber em torno de 1.200 queijos inscritos e 50 mil passantes e apreciadores do universo queijeiro durante os dias de festival. Além dos concursos – com premiações para melhores queijos e produtos lácteos, melhor queijeiro (produtores) e melhor queijista (comerciantes) –, a programação conta com conferências técnicas, fóruns de discussão, cursos de formação e degustações harmonizadas.
Em paralelo, duas feiras ocorrem simultaneamente: do lado de dentro do teatro, uma roda de negociações voltada para o setor profissional queijeiro. Do lado de fora, estandes com uma variedade de produtos como queijos, azeites, acessórios, vinhos e saquês japoneses. Entre os nomes já confirmados estão o Azeite Borriello, a Fazenda Atalaia, a Búfala Almeida Prado, a Pardinho Artesanal, o Coletivo Caminho do Queijo Paulista, a Sede 261 e a Megasake.
ROTEIRO GASTRONÔMICO DO MUNDIAL DO QUEIJO
Como se a feira não bastasse para agradar os obcecados por queijo, além da programação que acontece no Teatro B32, 15 estabelecimentos selecionados participam do Roteiro Gastronômico do Mundial do Queijo do Brasil, que acontece entre 15 e 25 de setembro. Durante a programação – organizada por Heloisa Collins, mestre-queijeira do Capril do Bosque, e Lucas Terribili, da MarAberto.CO –, casas escolhidas utilizarão queijos de 13 diferentes produtores para apresentar receitas inéditas e especiais.
Os produtores selecionados são: Bela Fazenda, Capril Caprioles, Capril do Bosque, Fazenda Atalaia, Laticínio Montezuma, Leiteria Santa Paula, Pardinho Artesanal, Pé do Morro, QJO Martina, Queijaria Rima, Queijaria São Victor (de Marajó, Pará), Santa Luzia e SilvaniA2 Laticínios Artesanais.
Confira o Roteiro Gastronômico completo:
Agustín
Comandado pelo casal Juglio Ortiz, responsável pelos coquetéis, e Nora Brass, que supervisiona a cozinha, o bar no Itaim Bibi criou um drinque especialmente para o festival: o Martina, um coquetel que mescla cachaça infusionada com queijo Marmoratto (da QJO Martina), vermute seco e picles de pimentão. Outra receita inédita servida no Roteiro é a tarte tatin de cítricos em conserva, que leva doce de leite de búfala do Laticínio Montezuma.
Serviço: Rua Carla, 53, Itaim Bibi
Carlos Pizza
A receita do Carlos Pizza será vendida em suas duas unidades. Trata-se da pizza Serrinha, que combina queijo Serrinha (SilvaniA2 Laticínios Artesanais), cogumelos e cebola roxa.
Serviço: Rua Harmonia, 501, Vila Madalena – (11) 3813-2017/Alameda Tietê, 658, Jardim Paulista – (11) 3088-0666
Carlota
A chef Carla Pernambuco usou três queijos brasileiros para as receitas que criou para o evento. Uma delas é o harumaki de cogumelos, cebolas caramelizadas e queijo Cuesta (Pardinho Artesanal). Também são inéditas as lulas na brasa com fonduta de queijo Tulha (Fazenda Atalaia) e a tarta de queso, feita do queijo Fermier (Leiteria Santa Paula) e servida com compota de kinkan e limão-cravo.
Serviço: Rua Sergipe, 753, Higienópolis – (11) 98225-6030/3661-8670
Casa Tucupi
Comandado por Amanda Vasconcelos, o restaurante acreano oferece em seu menu especial o croquete de carne de sol com queijo de búfala da Fazenda São Victor, na Ilha de Marajó, e a polenta mole com queijo de minas Padrão Premium Santa Luzia e ragu de rabada no tucupi.
Serviço: Rua Major Maragliano, 74, Vila Mariana
Confeitaria Marilia Zylbersztajn
Marilia Zylbersztajn desenvolveu as tortinhas de queijo boursin do Capril Capriolês, preparadas com massa filo e servidas com calda de manga e maracujá.
Serviço: Rua Fradique Coutinho, 942, Pinheiros – (11) 96570-0094
Frida & Mina
Criado para o roteiro, o sorvete de queijo Piazinho (Pé do Morro) tem pedacinhos de coco caramelado.
Serviço: Rua Artur de Azevedo, 1147, Pinheiros – (11) 2579-1444
Laskarina Bouboulina
A chef Camila Moura preparou duas receitas para o festival: pide de queijo do Marajó, que combina queijo da Fazenda São Victor, mix de tomates orgânicos e chermoula, e crème brûlée de queijos, feito dos queijos Cuesta (Pardinho) e Bem Brasil (Bela Fazenda) e servido com melaço de jabuticaba e torradinhas.
Serviço: Rua Sousa Lima, 67, Barra Funda
Le Jazz Brasserie
Chico Ferreira, responsável pela cozinha do Le Jazz, preparou um menu completo para os dias de evento, exclusivamente na unidade de Pinheiros. Como entrada, gougère de queijo Quina (Pé do Morro), recheado com rillete de salmão e miniagrião. Na etapa principal, kofta de cordeiro com pistache servida com coalhada de ovelha da Queijaria Rima e cuscuz marroquino. Para a sobremesa, a sugestão é o Queijo Névoa (Leiteria Santa Paula), escoltado por compota de figo seco.
Serviço: Le Jazz Pinheiros – Rua dos Pinheiros, 254, Pinheiros – (11) 2359-8141
LosDos Taqueria
O endereço, dedicado à comida de rua do México, vai servir duas receitas inéditas durante o evento: elote com manteiga de missô, tajin e queijo Cuesta (Pardinho), tostada de ricota cremosa da SilvaniA2 Laticínios Artesanais e boursin do Capril Capriolês com doce de leite de búfala do Laticínio Montezuma.
Serviço: Rua Guaicuí, 26, Pinheiros
Mesa III
As criações da chef Ana Soares para o evento serão vendidas na Mesa III Rotisseria, no Sumaré. São três opções de massas especiais, entre elas o panzerotti (crista-de-galo) com ricota cremosa SilvaniA2 Laticínios Artesanais, figos assados e nozes carameladas – a dica é finalizar com manteiga de sálvia. Outra sugestão é o ravióli de queijo de minas Padrão Premium da Fazenda Santa Luzia, banana-da-terra e castanha-do-pará, que vai bem com creme de requeijão. Há ainda tortelli de queijo Quina (Pé do Morro), mix de champignons do Japi, porcini e amêndoas tostadas, que pode ser combinado com o Creme Parmesão.
Serviço: Rua Doutor Paulo Vieira, 21, Sumaré – (11) 3868-5500/3868-5501/9474-62417
Mila
O chef Pedro Pineda criou duas receitas especiais para o Roteiro Gastronômico: pasta seca servida com fonduta de queijo Chouchou (Capril do Bosque) e guanciale e queijo Cacauzinho (Capril do Bosque), servido inteiro com fudge de chocolate e compota – um prato principal e uma sobremesa para compartilhar, respectivamente.
Serviço: Rua Bandeira Paulista, 1096, Itaim Bibi – (11) 2925-8442
Preto Cozinha
O chef Rodrigo Freire é responsável por levar os sabores baianos para o evento. Suas receitas são: nhoque de banana-da-terra dourado servido com mix de queijos Tulha (Fazenda Atalaia) e da Canastra, crocante de couve, lascas de beterraba e mix de castanhas. E, inspirado na tradicional cartola, um bonezinho, pastel recheado de boursin do Capril Capriolês acompanhado de crumble de amendoim, doce de banana-da-terra e espuma de melaço de mandiocaba.
Serviço: Rua Fradique Coutinho, 276, Pinheiros – (11) 95609-6842
Quincho
A casa da chef Mari Sciotti servirá uma variada tábua de queijos brasileiros. A sugestão combina os queijos Cuesta (Pardinho Artesanal), Tulha (Fazenda Atalaia), Chouchou (Capril do Bosque) e Piazinho (Pé do Morro), que ficam ainda mais gostosos em companhia de compota de frutas da casa e mel MBee.
Serviço: Rua Mourato Coelho, 1447, Vila Madalena
Shuk Falafel & Kebabs
Comida de rua do Oriente Médio é a especialidade da casa, que servirá uma coalhada kharouf – coalhada seca feita de leite de ovelha da Queijaria Rima e servida em companhia de tomatinho confit, azeite da Serra da Mantiqueira e pão de zaatar.
Serviço: Rua Ferreira de Araújo, 385, Pinheiros
Zestzing Padaria Artesanal
A padeira Claudia Rezende se inspirou no concurso para criar o torcido de queijo, uma massa de croissant retorcida e salpicada com queijo Cuesta (Pardinho Artesanal) antes de ir ao forno.
Serviço: Alameda Tietê, 496, Jardim Paulista – (11) 94340-9515
Por Beatriz Calais