Psicóloga explica como lidar com os desafios dos relacionamentos na quarentena

Segundo Ana Canosa, a base de uma relação saudável nesse momento é o autoconhecimento e o respeito

Relacionamentos são eternos aprendizados, e a atual realidade do distanciamento social como estratégia para combater o Coronavírus apresenta novas dificuldades. Confinados em casa, parceiros se veem ou separados, cada um em sua casa, ou convivendo 24 horas por dia juntos sob o mesmo teto.

Versatille conversou com a psicóloga, educadora e terapeuta sexual Ana Canosa para saber como lidar com este momento difícil, juntos.

 

 

“Nós não escolhemos estar com o parceiro 24 horas por dia, o formato da conjugalidade não era esse. Agora temos que estar juntos o tempo inteiro por uma imposição” explica a psicóloga.

 

“O mais difícil da convivência à dois, à três ou em família, neste isolamento, é cada um não deixar o ‘ruído interno’ transbordar na relação com o outro”, alerta Ana. Nesse momento diferente, os relacionamentos dependem de como cada indivíduo está lidando com a quarentena.

 

Todos estamos sob o efeito de um opressor “invisível” e cada um lida com ele de uma maneira. Alguns estão com medo da doença, da situação financeira, preocupados com entes queridos. Outros estão mais tranquilos e já estavam acostumados a passar mais tempo em casa.

 

 

A psicóloga sugere uma reflexão interna: “Temos sempre que lembrar que o outro também pode estar muito pressionado, alguns mais, outros menos, e que nós temos dias melhores e piores e num mesmo dia nós podemos ter várias sensações”.

 

Já que todos estão com humores alterados, e é difícil manter o equilíbrio, o conselho é, então, aproveitar os dias bons. Se você acorda bem humorado, faça pelos outros, mostre que você está bem e que naquele dia você vai acolher e dar conta dos seus. Caso você acorde mal, peça ajuda e acolhimento.

“A comunicação dos sentimentos é a coisa mais importante”, conclui Ana Canosa. Procure botar em prática esse conselho valioso!

 

Por Sofia Tremel

Foto: Reprodução Instagram/ @lilynilly.art

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.