Por dentro do BMW iX, o primeiro carro inteligente
Equipado com Inteligência Artificial que aprende os hábitos do motorista, antecipa seus desejos e até faz pequenos reparos em caso de batida, o inédito BMW iX chega para revolucionar o segmento
E se fosse possível reunir num veículo o que há de melhor na indústria automobilística com o que há de mais avançado em termos de inteligência artificial? Bem, é possível. E ele acaba acaba de chegar ao Brasil. Trata-se do BMW iX, o primeiro carro inteligente a ser oferecido para o público brasileiro. E tudo é tão impressionante que o automóvel é capaz até de se regenerar em caso de pequenos danos na parte frontal. E o motorista não precisa fazer nada – o próprio carro realiza o conserto.
LEIA MAIS:
- Conheça o novo Taycan GTS e versão Sport Turismo lançados pela Porsche
- Land Rover Defender apresenta edição limitada Onçafari
- Segurança como premissa
Mas esse é apenas um detalhe do BMW iX. O que estamos falando aqui é de um automóvel que se atualiza sozinho, aprende seus hábitos, protege você em algumas situações de trânsito e antecipa seus desejos com o uso da inteligência artificial. Por meio do Intelligent Personal Assistant, o BMW iX é capaz de analisar a rota escolhida pelo motorista, cruzando os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que o condutor já realizou – por exemplo, abrir o vidro para facilitar o acesso ao portão eletrônico da residência ou do trabalho.
O novo BMW iX analisa o mapa de GPS por onde está transitando e, caso detecte uma situação na qual o motorista terá de frear (num cruzamento à frente, por exemplo), ele automaticamente aumenta a regeneração de energia, o que poupa o sistema de freios e também recupera mais força para as baterias. Na hora das balizas, não é mais necessário acelerar e frear enquanto estaciona na vaga – o iX faz tudo sozinho.
Tudo o que pode alimentar o algoritmo é usado para facilitar a vida a bordo. O carro aprende hábitos do motorista e vai se ajustando, de forma que a experiência com o iX se torna cada vez mais personalizada. Isso porque a BMW instalou o sistema Shy Tech, que controla as funções de multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou (para quem preferir) por meio de luxuosos botões de cristais no console central.
O volante de direção hexagonal e o Head Up Display integrado ao painel são dois detalhes que mostram sua exclusividade. Mas há mais. O interior traz uma incrível tela curvada (Live Cockpit Professional) onde estão dois displays: um de 12,3”, com design programável, para exibir as informações essenciais ao motorista, e um de 14,9” que tem compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. O Live Cockpit oferece realidade aumentada para projetar na tela multimídia a melhor visualização possível ao motorista de locais que ele não conhece ou não vê totalmente.
Como os demais modelos modernos, o BMW iX tem também o sistema My Modes, por meio do qual o motorista seleciona o estilo de condução preferido e a personalização do interior. Dependendo do modo escolhido, não apenas o comportamento do carro muda, mas também a iluminação da cabine e as informações do painel. Finalmente, uma função revolucionária que chega com o BMW iX está ligada ao navegador por GPS. Assim que o motorista define seu destino, ele recalcula a autonomia máxima possível, conforme o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos da topografia e do trânsito.
Claro que estamos falando de um modelo 100% elétrico, equipado com o que há de mais eficiente em termos de propulsão, tração e carregamento de bateria. O BMW iX tem dois motores elétricos – um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras. São duas versões de potência e torque. O iX mais “comportado” é o xDrive40, que tem bons 331 cv e 630 Nm. Essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. Para quem quer mais potência e torque, a versão xDrive50 Sport oferece ótimos 530 cv e 765 Nm, levando o carro de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Nos dois casos a tração é integral (daí o nome xDrive) e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. Mais do que isso prejudicaria a vida útil da bateria.
Carro elétrico que se preze tem mais atenção à capacidade da bateria do que à potência do motor. Melhor ainda se combinar as duas coisas. No BMW iX, a versão xDrive40 tem bateria de 76,6 kWh de capacidade e autonomia de 425 quilômetros. A versão xDrive50 Sport usa bateria de 111,5 kWh e tem autonomia de 630 quilômetros. É a quinta geração de baterias dos carros da marca alemã. O novo sistema é capaz de proporcionar recargas de até 150 kW (versão xDrive40) e 195 kW (xDrive50). A vantagem desse sistema é aumentar a autonomia em 150 ou 95 quilômetros, respectivamente, em apenas 30 minutos. É também o primeiro a receber um Wallbox de 22 kW e um carregador rápido, portátil e flexível.
Além de tudo isso, o novo BMW iX é um SUV muito bonito. As rodas são de 22” e as maçanetas estão integradas às portas. Os faróis são a laser e bem afilados. As lanternas de LED, bem finas, ficam embutidas na tampa do porta-malas. O mais incrível é que a enorme grade dianteira esconde segredos. O principal deles é o fato de a peça ser produzida com nanotecnologia, que permite sua autorregeneração. Há também pequenos filamentos de aquecimento que limpam e/ou secam a superfície para manter os sistemas semiautônomos e de segurança nas melhores condições de funcionamento.
A lista de equipamentos é grande: ar-condicionado de quatro zonas com filtro de nanofibra para purificar o ar, sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes, 1.615 W e função 4D, chave virtual que liga o veículo quando o motorista chega a 3 metros de distância e desliga quando ele se afasta 1,5 metro e teto solar panorâmico sem cortina para proteção solar. Aqui a BMW se inspirou no Boeing 787 Dreamliner. Como no avião intercontinental, basta apertar um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico.
LEIA MAIS:
- Conheça o novo SUV da Land Rover inspirado em James Bond
- Evolução constante: por meio de avanços tecnológicos, a Lexus se destaca no mercado
- Conheça o Range Rover Sport SVR Carbon Edition
Graças a todas essas novidades, o BMW iX teve o primeiro lote, de 30 unidades, esgotado em apenas 12 horas. O modelo é produzido em Dingolfing, na Alemanha, com incríveis cuidados na utilização de materiais sustentáveis. Redes de pesca recicladas, por exemplo, estão entre as matérias-primas usadas para os revestimentos do assoalho e tapdos etes. O BMW iX custa 654.950 reais na versão xDrive40 e 799.950 reais na versão xDrive50 Sport. O SUV elétrico está disponível em nove cores: Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine.
Por Sergio Quintanilha | Matéria publicada na edição 124 da Versatille