Pedalando pelas paisagens: explore a beleza do Alentejo de bicicleta

A maior região de Portugal tem infraestrutura que pode ser aproveitada tanto por quem procura tranquilidade quanto pelos turistas aventureiros

Por Gabriela Neumann

 

Por ter uma estrutura que recebe muito bem todos os tipos de viajantes, de casais e famílias que procuram sossego a aventureiros em geral, o Alentejo está em muitas wishlists de viagens,. A maior região de Portugal se destaca pelas paisagens com muralhas, castelos e vilarejos que se intercalam com montanhas, praias desertas e colinas e vinhas que vão até onde os olhos quase não conseguem mais enxergar.

 

Uma ótima forma de ver tudo isso de pertinho e com o vento batendo no rosto é aproveitar os roteiros de bicicleta locais. As estradas são bem sinalizadas e contam com pouco tráfego, situação ideal para pedalar com segurança e poder curtir a vista.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Divulgação

 

Precisa ter experiência para pedalar no Alentejo?

Os roteiros podem ser feitos por ciclistas com qualquer nível de experiência. Para os iniciantes, o melhor é começar pela cidade de Marvão, no Parque Natural da Serra de São Mamede – assim, não será preciso enfrentar subidas muito longas ou íngremes. Para os mais experientes, o percurso contrário é indicado, subindo a Serra de São Mamede.

 

Divulgação

 

Empresas especializadas em roteiros de bike

Se você nunca viajou de bicicleta, pode ficar tranquilo: o Alentejo tem diversas empresas especializadas para ajudar no roteiro. Além de um guia para auxiliar em todas as etapas necessárias, elas fornecem todo o equipamento de segurança necessário. Não precisa nem levar o capacete!

 

LEIA TAMBÉM:

 

É seguro fazer rotas longas de bicicleta?

Portugal é um dos países mais seguros do mundo para o turismo ciclístico. No Alentejo, as estradas são seguras para ciclistas mesmo onde não há ciclovias, pois os motoristas tratam os viajantes de bicicleta com respeito.

 

Além disso, existem indicações de estradas secundárias mais adequadas e recomenda-se evitar estradas de Itinerários Principais (IP), que conectam as maiores cidades e têm mais automóveis circulando em velocidade (permitida) mais alta.

 

Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.