Pandemia, ânimo e vinho: uma reflexão sobre os dias de isolamento social
Manter o ânimo durante a quarentena é uma luta diária que nem sempre vencemos. Mas para Philippe de Nicolay Rothschild, o segredo pode estar em uma simples garrafa de vinho

Por Philippe de Nicolay Rothschild, Presidente da PNR Group
E, então, estamos em guerra. Uma guerra contra um inimigo invisível, que nos obriga a ficar em casa. Um inimigo que mudou nossa vida, mudou a maneira como nos comunicamos, a maneira como trabalhamos, a maneira como respiramos. Milhares de mortes, milhões de pessoas contaminadas, e sem um fim à vista. Esse é um cenário muito duro, mas muito real. Confinados em nosso apartamento há meses, saindo apenas para ir ao supermercado ou à farmácia, vislumbramos o mundo através da janela. Num primeiro momento, fomos resilientes; depois, esperançosos; agora, provavelmente, estamos um pouco deprimidos…
Ao assistirmos ao noticiário na televisão, perdemos o ânimo. Sentamos à mesa para jantar e, então, um pequeno milagre acontece. Abrimos uma garrafa de vinho e, de repente, o sol que havia amadurecido as uvas aparece em nossa sala, iluminando o momento. Compartilhamos com nossa “cara-metade” essa bebida que é capaz de aquecer a alma. O sorriso se expande, a conversa fica empolgante. Não é o álcool que levanta o astral, é o equilíbrio perfeito entre a fruta e o solo. Uma taça, duas taças, e nosso espírito se enche de alegria. A vida já não parece tão dura e estamos prontos para enfrentar um novo dia.
LEIA TAMBÉM:
- 3 drinks com vinhos para saborear no inverno ameno brasileiro
- Da origem às harmonizações, curso online desvenda o mundo dos vinhos
- Curadoria entrega em casa vinhos especiais de seleções personalizadas
- #Coronavirus: vinhos impróprios serão transformados em álcool 70%
- La vie en rose: uma introdução aos vinhos rosé
Tinto, Branco ou Rosé, assim viajamos para França, Itália, Espanha ou Portugal e esquecemos o confinamento em nosso apartamento. Podemos também sonhar com Chile ou Argentina, mas o mais importante é que escapamos. Esse é o milagre do vinho, já que, todo ano, testemunhamos a transformação do suco da uva nessa maravilha.
Venceremos esta guerra e, como todo soldado numa guerra, essa taça de vinho nos dará coragem para lutar e ganhar. Santé!