#Coronavirus: vinhos impróprios serão transformados em álcool 70%

A iniciativa vem do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com outras empresas

A ciência brasileira está mostrando eficiência na criação de medidas diversas para o combate ao surto do coronavírus. É o caso do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), que vai transformar cerca de 50.000 litros de vinho em álcool para ajudar a cidade de Bento Gonçalves a enfrentar a propagação da Covid-19 – o objetivo da iniciativa é ajudar na desinfecção de superfícies de unidades de saúde, ambulâncias, entre outros que trabalham na emergência em saúde pública.

 

 

O vinho que será doado estava estocado desde 2007 e não era apto para o consumo e comercialização – a cidade deve receber cerca de sete mil litros de álcool 70%, o mais eficiente no combate ao vírus. A doação do vinho vem de um apelo da secretaria municipal de Bento Gonçalves, que assim como outros municípios brasileiros, está sofrendo com a falta do álcool para prevenção da doença.

 

 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre empresas privadas locais, a AGU (Advocacia-Geral da União) e a Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves, que pertence ao Instituto – em conjunto trabalharão na transformação e produção do álcool. Todo o processo foi autorizado pela Justiça Federal para a veiculação do antisséptico.

 

 

Por Maria Alice Prado

Foto: Reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.