Os 5 maiores benefícios do yoga segundo a instrutora Esther Ktenas

Pela internet, a professora compartilha dicas de bem-estar com os mais de 30 mil seguidores que acompanham suas postagens

(Foto: Fernanda Araujo)

Formada em ballet clássico pela companhia The Royal Ballet, Esther Ktenas sempre gostou de exercícios físicos e de entender os movimentos de seu corpo. Embora a modalidade de dança tenha feito parte de sua vida por bastante tempo, foi o yoga que realmente conseguiu ganhar o seu coração por completo.  

 

“A primeira aula que eu realmente fiz foi na praia do Leblon, em 2016. Vi uma mulher linda e com um brilho no olhar que definitivamente eu precisava ter e sentir também. Fiquei completamente apaixonada pela prática, pelo meu estado mental, emocional e físico pós prática e pela paz interior que aquilo me trouxe”, recorda. Mesmo assim, com a correria da vida adulta atropelando muitas decisões, não foi nesse momento que o yoga realmente entrou na vida de Esther. 

 

LEIA MAIS:

 

A virada de chave só aconteceu um ano depois, em uma viagem que fez com a família à Nova York. “Em pleno ‘Dia Internacional do Yoga’, presenciei a Times Square parar com mais de mil pessoas praticando yoga juntas. De repente, me vi lá no meio com uma roupa de turista”, conta. “Entregaram um tapete para mim e para o meu filho, Alexandre, que tinha três anos na época, e nós praticamos juntos. Não sei descrever o que aconteceu, mas algo mudou dentro de mim.”  

 

Ao voltar para o Rio de Janeiro, decidiu começar a se priorizar e prezar pelo seu corpo. Na época, ela não estava mais tão próxima da dança e também não cuidava tanto de sua alimentação. Junto com a mudança de hábito do dia a dia, iniciou uma formação voltada para professores, mas ainda sem a intenção de realmente começar a dar aulas. “Eu estava buscando me conhecer mais e me aprofundar na prática, nos ensinamentos e na cultura do Yoga”, explica.  

 

O pensamento inicial era esse, mas até o final do curso as percepções mudaram. “Percebi que conseguia passar aos alunos aquilo que tanto tocava meu coração e mudava minha rotina de forma natural e simples. O começo não foi fácil, não foi apenas uma vez que cheguei para dar aulas e não tinha ninguém”. Em contrapartida, hoje ela ministra o curso online “Yoga com Esther” e já conta com mais de cinco mil aulas dadas. No Instagram, são mais de 30 mil seguidores acompanhando suas dicas diárias de bem-estar e motivação para a prática de exercícios físicos.  

 

Embora tenha se formado como professora de yoga em 2017, o seu conteúdo viralizou efetivamente durante a pandemia, quando muitas pessoas estavam presas em casa preocupadas com a saúde e em busca de uma distração. Hoje, mesmo com o fim do isolamento social, Esther percebe o interesse pela prática e acredita que esse movimento é extremamente benéfico para o bem-estar mental e físico das pessoas.  

 

“São infinitos os benefícios do yoga”, destaca. Para ela, que já teve contato direto com outros exercícios de consciência corporal, como o ballet, é inegável o poder da prática para o tratamento de diversas dores e desconfortos. Em entrevista para a Versatille, ela falou sobre cinco características que mais se destacam no yoga, segundo sua experiência. Confira a seguir:  

 

1 – Diminuição da ansiedade e do estresse 

 

“A prática regular está diretamente ligada a redução do hormônio do estresse no corpo, o cortisol. Por isso, quando falamos em yoga, a imagem de paz e equilíbrio é associada. As atividades de alongamento, fortalecimento e flexibilidade podem contribuir para regular o sistema nervoso, assim como os desafios da prática contribuem na nossa capacidade de voltar ao eixo depois de uma queda ou desafios na vida.” 

 

2 – É uma prática para todos, pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora e não demanda muitos materiais 

 

“Sim, o yoga é uma atividade adaptativa. Pode ser ajustada ao praticante de acordo com suas necessidades. É um exercício bem flexível, você só precisa de um bom direcionamento — ou seja, um bom professor.” 

 

3 – Alivia as dores 

 

“A prática auxilia no alívio de vários desconfortos, como dores de cabeça, coluna, ombros, pescoço, pernas e até dores menstruais. Ao mesmo tempo que fortalece, melhora a flexibilidade, fazendo com que dores posturais e musculares sejam consideravelmente reduzidas.” 

 

4 – Incentiva a atenção plena e presença no agora 

 

“Vivemos distraídos e abduzidos pelo caos externo. Ansiosos com o nosso futuro ou deprimidos apegados ao passado. A prática nos ensina a ser mais consciente, atento e  presente. Aprendemos a respirar de verdade, passamos a encontrar conforto dentro da própria pele, despertos e inteiros no aqui e no agora.” 

 

5 – É uma prática ideal para evitar lesões nos esportes  

 

“A flexibilidade é fundamental para a prevenção de lesões, pois torna os músculos e articulações mais flexíveis com menos probabilidade de sofrer tensões e distensões. O yoga enfatiza o alongamento e auxilia no alívio de vários desconfortos.” 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.