Ocanto, nova marca de hospitalidade brasileira, busca fortalecer o turismo regenerativo
Com operações em destinos como Paraty e Trancoso, o grupo conecta viajantes às raízes do país
No segundo semestre de 2023 aconteceu o lançamento da Ocanto, nova marca de hospitalidade que nasceu da união entre as pousadas Tutabel, em Trancoso, Trijunção, na divisa entre Goiás, Minas Gerais e Bahia, e Pousada Literária, em Paraty.
Com o propósito de conectar o viajante genuinamente com cada região em que está presente, a nova marca busca fortalecer o turismo regenerativo no país por meio da valorização dos biomas, dos territórios e das comunidades brasileiras.
LEIA MAIS:
- 3 viajantes dão dicas para mulheres que querem viajar sozinhas
- Gastronomia, arte e natureza: conheça Orlando para além dos parques de diversão
- Zurique é pura arte: conheça a cidade suíça por meio de sua cena cultural e artística
“Entregamos experiências pensadas em detalhes mínimos para conectar o viajante com cada uma das regiões, mas, sobretudo, respeitando a alma de cada local”, explica Pedro Treacher, executivo responsável pela implementação do projeto, em nota oficial para a imprensa.
Para honrar esse objetivo, a marca possui ligação com diversos projetos ambientais e sociais que acabam resultando na geração de emprego e qualidade de vida para moradores da região. Como exemplo, a Fazenda Bananal (Paraty), Parque Ecológico parte do Grupo, realiza um programa de educação socioambiental para alunos da rede pública, em parceria com a Prefeitura da Cidade, recebendo mais de três mil alunos por ano.
Já na Pousada Trijunção, localizada na junção entre três estados brasileiros – Minas Gerais, Bahia e Goiás – há uma área de mais de 33 mil hectares de remanescentes de Cerrado, onde 90% está destinada à conservação e 10% à produção agrosilvopastoril sustentável.
Enquanto isso, a Tutabel, em Trancoso, faz parte da aliança Futuri, criada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), que promove práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) no setor de turismo. A Futuri busca a integração entre o trade turístico e a comunidade, promovendo a troca de experiências, a distribuição de renda, a regeneração do meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida dos moradores. Uma vez que o viajante se hospeda em cada um desses destinos, ele passa a fazer parte de um ecossistema integrado, que visa oferecer experiências cada vez mais personalizadas.
Ao se hospedar na Pousada Literária (Paraty), por exemplo, o viajante pode viver uma jornada gastronômica a bordo da “Maria Panela”, uma escuna adaptada e equipada para receber 20 passageiros. O foco, além do passeio pelo mar de Paraty, é a imersão do viajante pelos sabores nativos da região. Já em Trancoso, uma das experiências mais marcantes é a observação de estrelas conduzida por um astrônomo.
Juntas, atualmente as três pousadas possuem 57 quartos e uma média anual de 20 mil hóspedes. Com o novo momento, o objetivo é dobrar o número de viajantes impactados.
“Somos um negócio social. Queremos ajudar na preservação e no desenvolvimento sustentável do país. Nossa missão é espalhar nosso canto pelos seis biomas brasileiros e pelos quatro cantos do mundo”, finaliza Pedro, ainda em nota oficial.
Por Beatriz Calais