“Não existe limite de idade para se realizar profissionalmente”, diz Helena Ultramar
No novo quadro 3X4, a influenciadora de moda e lifestyle fala sobre o impacto de seu conteúdo na autoestima de mulheres maduras
Com quase 25 mil seguidores no Instagram e prestes a completar 70 anos, Helena Ultramar usa as redes sociais para compartilhar dicas de lifestyle e moda para mulheres de sua idade. A partir de seus “looks do dia”, ela mostra que é possível ter estilo e vaidade em qualquer momento da vida e busca inspirar suas seguidoras. Antes de trabalhar com o Instagram, a influenciadora também foi dona de um restaurante e gerente de negócios em um grande centro comercial de São Paulo.
No novo quadro 3X4 da Versatille, Helena discorre sobre sua trajetória e seus objetivos de vida. Confira, a seguir, a conversa completa.
LEIA MAIS:
- “A moda é um reflexo do seu interior”, diz Eleonora Halpern
- “Por meio da moda, conseguimos expressar a nossa cultura”, diz Daniela Filomeno
- “Eu busco passar a verdade”, diz Cati Lauser
Versatille: A realização profissional sempre foi uma prioridade em sua vida?
Helena Ultramar: Em 2022 completo 70 anos. Fui casada, tive cinco filhos e sou formada em letras. Minha prioridade nunca foi trabalhar, mas sim formar uma família. Só que, quando as crianças cresceram, eu comecei a me sentir insatisfeita e com uma sensação de incapacidade sendo apenas dona de casa. Achava que precisava trabalhar para mostrar que era inteligente. Após esse desconforto, fui dona de um restaurante por um tempo e gerente de negócios no World Trade Center. Eu me dei bem nesses dois papéis e me senti satisfeita, porque percebi que podia fazer as duas coisas: sabia cuidar da minha família e sabia ter uma profissão de sucesso. O tempo passou, eu cansei e dei uma parada. Há dois anos a insatisfação voltou e eu pensei: o que vou fazer? Foi aí que criei um Instagram de moda, algo que sempre adorei, e comecei a falar sobre moda para mulheres maduras, da minha idade.
V: Quando decidiu que queria seguir a carreira de criadora de conteúdos digitais?
HU: De uma forma ou de outra, a minha família sempre foi ligada à moda. Minha filha é coach de imagem com formação no exterior e começou a me incentivar a fazer um perfil de moda direcionado a mulheres maduras. Um dia ela postou uma foto minha no Instagram dela e eu recebi muitos elogios e desabafos de mulheres da minha idade dizendo que não encontravam conteúdos naquele estilo. Foi assim que comecei. Criei um Instagram no qual escolho meus looks e não me coloco nenhuma limitação. Cada mulher tem de encontrar o seu estilo, e eu mostro o meu.
V: Qual é o maior desafio em sua trajetória profissional como mulher?
HU: Sou privilegiada. Na minha vida profissional, mesmo trabalhando em multinacional, eu nunca senti nenhuma dificuldade em relação a ser mulher. Sempre fui valorizada, então meu maior desafio profissional hoje é provocar e incentivar essas mulheres a se redescobrirem e se mostrarem bonitas, cheias de vida e alegres para si e para os outros.
V: Para a mulher, quão determinante é a idade para alcançar a realização profissional e pessoal?
HU: Depois de certa idade, muitas mulheres casadas e solteiras já não ligam tanto para a aparência e passam a viver a vida dos filhos e dos netos, esquecendo-se de si mesmas. Não existe limite de idade para se realizar profissional e individualmente. O nosso maior inimigo, um monstro enorme e inibidor, é deixar de sonhar e de ousar.
V: Quais projetos você tem desenvolvido atualmente?
HU: Hoje, na minha idade, eu trabalho e me dedico muito, então meus projetos são ligados a isto: cada vez mais passar o meu modo de ser para as minhas seguidoras.
Por Beatriz Calais