Mood board: tendência kawaii
A estética japonesa tem dominado as redes - veja itens inspirados por ela
Derivada do Japão, a estética kawaii – palavra que significa “a possibilidade do amor”, na escrita japonesa kanji – tem aparecido com frequência nas redes, principalmente no Tik Tok. O estilo reúne elementos fofos, delicados e graciosos e em certos casos até uma inspiração infantil. A ideia é transmitir um desejo por proteção e cuidado, mais que compreensível no momento atual.
LEIA MAIS:
- Café da Margem é a primeira cafeteria do mundo a vender créditos de carbono
- Elas merecem
- 11 cozinhas incríveis da Ornare
Em seu país de origem, o termo começou a ser usado no fim do século 19 e hoje reflete a cultura moderna japonesa. No Brasil, especificamente, o conceito chegou com a popularização dos animes e mangás no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Internacionalmente, esse universo meigo e colorido ganhou espaço em diversos campos como na moda, publicidade, entretenimento e gastronomia.
Com base nessa tendência, a Versatille selecionou seis elementos kawaii de diferentes marcas e categorias:
Água Perrier x Murakami
A Perrier, água mineral natural gaseificada que faz parte do portfólio de marcas da Minalba Brasil, lançou uma edição especial no país, em colaboração com Takashi Murakami. O artista contemporâneo famoso por seu estilo colorido e vibrante inspirado na estética kawaii, é considerado um dos mais importantes desta geração no Japão.
Seu portfólio artístico vai desde a pintura tradicional japonesa até a ficção científica e anime. A edição limitada é inspirada no universo pop e colorido de Murakami, que adiciona um toque extra de cor e alegria à garrafa verde icônica da Perrier. Os rótulos vêm impressos em tela com a obra original do artista, e, claro, seus personagens populares Kaikai e Kiki.
Livro “O Outro Cão que Guarda as Estrelas”, de Takashi Murakami
“O Outro Cão que Guarda as Estrelas”, de Takashi Murakami, é um Spin-off (obra derivada) de um mangá de muito sucesso no Japão: “O Cão que Guarda as Estrelas”. Ambas as obras têm uma intenção reflexiva e são uma leitura imperdível para quem possui uma forte conexão e paixão pelos animais.
O cão do segundo livro é citado brevemente nas primeiras cenas do volume anterior, mas neste caso, ele se torna o protagonista e a partir dessa intersecção entre as histórias, o leitor passa a acompanhar qual foi a sua trajetória.
T-shirt I Love Cats, da Balenciaga
Essa peça faz parte da coleção cápsula de camisetas, moletons, bolsas e joias “I Love Pets”, criada em dezembro de 2020 pela grife para apoiar o resgate de animais. O objetivo é levantar fundos para a instituição francesa de proteção animal La Société Protectrice des Animaux.
A linha é composta por brincos, bolsas, roupas e acessórios com estampas de pets e frases como “I Love Cats”, “I Love Dogs”, “Meow” e “Woof Woof”. Além do adorno fofo, muitos desses itens apresentam um número de telefone, que direciona a uma linha direta da Balenciaga com orientações sobre adoção. As peças contém ainda o endereço de um site com mais informações sobre o abandono de animais.
Pink Latte, do Café Cherie
O Pink Latte, café com leite em tons magenta, é o destaque do menu do Café Cherie, criado pelas fundadoras da loja Dra Cherie, as irmãs Ana Cecília Navarro e Ana Carolina Navarro.
O estabelecimento, com unidades em São Paulo e Belo Horizonte, apresenta um ambiente totalmente cor-de-rosa, tom escolhido por possuir propriedades calmantes e tranquilizantes que despertam empatia e também por ser a cor universal e fraternal do amor.
Mini bolsa Re-Edition 2000, da Prada
Prática e feminina, essa mini bolsa de náilon é confeccionada com o clássico acabamento em couro Saffiano e apresenta uma mistura contemporânea de materiais.
A peça faz parte da linha Re-Edition que traz o relançamento dos modelos mais icônicos da história da marca em uma edição atualizada.
Brincos da Bea Bongiasca
As joias da marca homônima Bea Bongiasca, de Milão, são inspiradas no fascínio de sua fundadora pelo leste asiático e experiências pessoais que viveu ao visitar essa região. Ela materializa a linguagem visual e o conhecimento adquirido durante essas viagens por meio de sua paixão pela cultura pop e ocidental.
LEIA MAIS:
Nintendo e Zee.Dog lançam coleção de produtos para pets
Príncipe Philip morre aos 99 anos; conheça sua vida e obra
O foco da marca é a joalheria como forma de arte. Apesar de serem criadas na Itália, as joias podem ser encontradas no Brasil na loja Beatriz Werebe.