Michelle Obama revela que precisou lutar contra a “síndrome da impostora”

Ex-primeira dama dos Estados Unidos tem programa filantrópico que promove a educação de meninas e mulheres ao redor do mundo

A Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, lançou em 2018 o Girls Opportunity Alliance para promover educação internacional para meninas. O programa faz parte da Fundação Obama, organização em que ela e seu marido, Barack Obama, promovem projetos filantrópicos. Sua mais recente campanha foi realizada com a ajuda das youtubers Liza Koshy, Prajakta Koli e Thembe Mahlaba, em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, em um programa chamado Creators For Change, que discute questões atuais em pauta para as mulheres. A bola da vez? A “síndrome da impostora”, um tema bastante discutido atualmente quando o assunto é mulher em cargos de liderança.

 

 

Durante a divulgação do projeto, Michelle contou que um dos maiores impasses de sua carreira foi justamente a “síndrome da impostora” – uma disfunção psicológica na qual o indivíduo não aceita, nem reconhece suas próprias conquistas e sente constantemente como uma “fraude”. A realidade dessa síndrome é recorrente no mundo feminino, como a própria ex-primeira dama explica: “Por tanto tempo, mulheres e meninas foram informadas de que não pertencem à sala de aula, à diretoria ou a qualquer sala onde grandes decisões são tomadas. Assim, quando conseguimos entrar na sala, nós próprias duvidamos, sem saber se realmente merecemos nosso lugar ali. O que mais me ajudou foi lembrar que nossos maiores críticos somos nós mesmos. Você não estaria naquela sala se não pertencesse a ela e a única maneira de realmente crescer é superando nossos medos e desenvolvendo a confiança de que nossas vozes e ideias são valiosas”, disse Michelle.

 

Na esquerda Liza Koshy ao lado de Michelle Obama, seguida por Thembe Mahlaba e Prajakta Koli

 

LEIA MAIS:  Influencer Chiara Ferragni arrecada mais de 2 milhões de euros contra coronavírus

 

O programa será divulgado integralmente no Youtube, para alcançar cada vez mais meninas e mulheres. Em tempo: a ex-primeira dama deve vir ao Brasil no mês de abril para o São Paulo Expo, evento que discute inovação e tendências, e que neste ano promove debates sobre a ascensão e expansão brasileira em mercados internacionais.

 

 

Por Sofia Tremel

Fotos: Reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.