Marcio Scavone lança exposição e livro “Fuga” no MIS

Na noite de hoje, 4 de abril, inaugura no Museu da Imagem e do Som (MIS), às 19h, em São Paulo, a exposição inspirada no livro “Fuga”, obra mais recente do fotógrafo, retratista e escritor

Retrato de Marcio Scavone na rua tirando uma foto
O fotógrafo Marcio Scavone foi apontado pela revista sueca Forum como um "grand master da técnica" (Lorenzo Scavone)

Na noite de hoje, 4 de abril, inaugura no Museu da Imagem e do Som (MIS), às 19h, em São Paulo, a exposição inspirada no livro “Fuga”, obra mais recente do fotógrafo, retratista e escritor Marcio Scavone, que será lançada na mesma data. Tanto a mostra quanto o livro fazem parte do projeto chamado “City Visions”, que contempla também um documentário com a mesma temática.

 

LEIA MAIS:

 

O projeto do livro se deu ao longo de oito anos durante os quais foram retratadas oito metrópoles que, segundo o autor, estiveram no seu imaginário e em suas primeiras viagens da juventude, mas agora são fotografadas como ele as tinha sonhado. São elas Londres, Paris, Rio de Janeiro, Tóquio, Cidade do México, Roma, Nova York e São Paulo, cujos nomes evocavam aventuras e mistério.  

 

Também intitulada de “Fuga”, a exibição traz uma seleção de 50 fotografias do fotográfo e é gratuita. Em maio, ela segue para Roma onde inicia o circuito das cidades fotografadas. 

 

 

Livro "Fuga" aberto de Marcio Scavone

No livro “Fuga”, as fotografias retratam as metrópoles como Marcio Scavone havia as sonhado (Divulgação)

 

Nas páginas de seu novo livro, o leitor encontra uma conversa com o curador e crítico de arte Agnaldo Farias, bem como relatos de Scavone sobre a busca constante do artista em se refugiar no seu “palácio da memória”, onde os fatos se confundem com o que foi visto, lido e sentido. O livro da editora Alice Publishing e Ipsis Editora tem capa dura com 16 variações de fotografia e acabamento digitais em preto e branco, elaboradas com múltiplas exposições e camadas. São 216 páginas e 130 fotografias. 

 

Ao longo de sua carreira, o fotógrafo fez retratos icônicos de Pelé, Roberto Burle Marx, Fernanda Montenegro e Oscar Niemeyer. As suas fotografias de publicidade foram premiadas com o Leão de ouro, em Cannes e o Grand Clio, em Nova York. 

 

Serviço 

 

Lançamento do livro e abertura da exposição: 04/04 às 19h 

Exposição “Fuga”: de 04/04 a 30/04  

Funcionamento: terças a sextas-feiras, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h 

Local: Espaço Expositivo Maureen Bisilliat – Térreo MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo 

Ingresso: gratuito
 

Classificação: Livre 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.