Lexus NX 350h: luxo e tecnologia com capricho japonês
Conheça a nova geração do SUV Lexus NX 350h, que ficou mais bonito e mais potente e traz novas tecnologias, além de três motores
O Lexus NX 350h é a prova de que um ótimo carro pode ficar ainda melhor. A nova geração do SUV premium japonês acaba de chegar ao Brasil e traz muitas novidades. Para começo de conversa, o Lexus NX 350h se diferencia da concorrência por ter um sistema híbrido com três motores. Ele também não precisa ser carregado na tomada, ou seja, o próprio sistema administra a energia da bateria (1,6 kWh) para ter o melhor consumo possível.
Antes de conhecer as novidades do Lexus NX 350h, vale a pena saber que esse carro foi eleito pela Lexus para ser uma espécie de “embaixador” de tudo o que a marca planeja fazer de bom em seus próximos modelos. Em termos práticos, significa que o Lexus NX 350h foi desenvolvido para atender às maiores expectativas de seu perfil de clientes em termos de design, comportamento dinâmico, eletrificação e tecnologia de bordo.
A nova geração do SUV é a primeira linha de carros planejada, desenvolvida e construída sob a nova filosofia Lexus Driving Signature. Quem conhece a dedicação dos japoneses no cumprimento de seus projetos pode imaginar o que esperar de um carro que tem o compromisso de ser extremamente equilibrado, tornando cada manobra mais calculada e estável. Junto a isso, o novo Lexus NX 350h traz a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive.
LEIA MAIS:
- Por dentro do BMW iX, o primeiro carro inteligente
- Conheça o novo Taycan GTS e versão Sport Turismo lançados pela Porsche
- Land Rover Defender apresenta edição limitada Onçafari
Em relação ao antigo NX 300h, o novo Lexus NX 350h teve um enorme ganho de potência sem consumir mais combustível, o que não é fácil de conseguir. Portanto, o motor 2.5 a gasolina, que antes tinha 155 cavalos de potência, agora tem 192 cv. Isso melhorou muito a relação peso/potência, que passou de 11,9 kg/cv para 9,7 kg/cv. Ou seja: o carro ganhou 1,5 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h – o que antes levava 9,2 segundos agora consome apenas 7,7 segundos.
Esses números são importantes para um rodar versátil e dinâmico, seja para as arrancadas de semáforos, seja para fazer ultrapassagens com maior segurança na estrada. A velocidade do Lexus NX 350h é de 200 km/h, enquanto a do antigo NX 300h era de 180 km/h. O câmbio é CVT de seis marchas e a tração é integral sob demanda (o próprio carro se encarrega de colocar tração nas quatro rodas, quando necessária).
Além do motor a combustão interna (2.5), o Lexus NX tem também dois motores elétricos – um na dianteira, outro na traseira. A potência do motor elétrico dianteiro subiu de 143 cv para 182 cv. Já o motor traseiro perdeu um pouco de potência, caindo de 67 cv para 54 cv. Mas o melhor é que o consumo de combustível permaneceu igual. O SUV japonês faz os mesmos 12,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
É isso mesmo. O carro é mais econômico na cidade porque é onde mais se usam os motores elétricos. Ao sair do estacionamento, por exemplo, ele é extremamente silencioso, só com um motor elétrico ligado. Na estrada, quando o carro “sente” que o motorista precisa de potência, o sistema dá preferência para o motor 2.5 a gasolina. Assim, a potência combinada do Lexus NX 350h é de 246 cv, ou seja, 46 cavalos a mais do que oferecia o antigo NX 300h.
Outro detalhe importante do novo Lexus NX é que o porta-malas subiu de 475 para 520 litros (agora com abertura hands free). É um dos maiores do segmento. Com 2,69 metros de distância entre-eixos, o carro oferece bom espaço para os passageiros do banco traseiro. Mas não é um carro difícil de dirigir no dia a dia, pelo contrário, pois tem um porte médio: 4,66 metros de comprimento e 1,865 metro de largura. É fácil de estacionar. A altura é de 1,67 metro, sendo 185 centímetros de vão livre do solo, o que ajuda a enfrentar os buracos das ruas e estradas brasileiras.
Na dianteira, a segunda geração do NX adota novo padrão de grade frontal que agrega inúmeros blocos em formato de “U”, produzindo efeito tridimensional e de profundidade, aumentando a sensação de robustez do conjunto visual. Além do novo desenho, foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.
Visualmente, o Lexus NX 350h se impõe por ter um aspecto meio futurista, com linha retas e vincos bem acentuados. É um carro que entrega status já a partir de seu design. O para-choque ficou mais moderno e elegante, enquanto o capô foi estendido até a borda da extremidade dianteira para se conectar à grade elevada.
O carro ganhou faróis de neblina e faróis de LED com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador, redesenhados para destacar o conceito de elegância presente na nova linguagem de design da Lexus. O NX ainda conta com a função DRL (Daytime Running Lights) em formato de “L”, que remete ao logo da Lexus. Na lateral, destaque para as rodas de 20”, calçadas por pneus 235/50.
Na traseira, as lanternas foram ampliadas. Elas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. O SUV traz aerofólio para marcar sua esportividade. A mudança-chave na área traseira está na retirada do logotipo “L”, dando lugar à palavra “Lexus” escrita. A marca quer que seus clientes tenham orgulho do carro que possuem.
Por dentro, o novo Lexus NX 350h foi modificado a partir da visão e da ação do motorista. Dessa forma, os comandos estão facilmente alcançáveis e não prejudicam a posição de dirigir. Volante de direção e manopla da alavanca de câmbio são revestidos de couro. Houve uma série de reposicionamentos de alguns instrumentos para melhorar a experiência ao dirigir.
Em termos de tecnologia, uma das novidades é o carregador de smartphone por indução. A nova multimídia tem tela tátil de 14” nas versões Luxury e F-Sport e de 9,8” na versão Dynamic. A conectividade é Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos tem computador de bordo em tela colorida de 4,2”. O sistema de áudio é premium.
Presente no Brasil desde 2021, a Lexus está reconstruindo sua marca, e o primeiro passo nesse sentido é o lançamento do SUV NX 350h. A estratégia da nova Lexus está ancorada em três pilares: novos produtos, eletrificação do portfólio e mobilidade. Nesse último caso, significa que o Lexus NX 350h também estará disponível para locação e assinatura.
O novo Lexus NX 350h (de híbrido) estreia em três versões: Dynamic 344.990 reais), Luxury (380.990 reais) e F-Sport (413.99090 reais). As versões Luxury e Dynamic estão disponíveis nas seguintes cores: Branco Pérola, Cinza Titânio, Preto Grafite, Cinza Cromo e Verde Musgo. Já a topo de linha F-Sport pode ser adquirida nas exclusivas cores Branco Supernova, Preto e Azul Olímpio. Para o interior, as opções são sempre três: Preto com Creme, Caramelo com Preto e Vermelho com Preto.
por sergio quintanilha | Matéria publicada na edição 125 da Versatille