Jamile Restaurante está alimentando 200 moradores de rua por dia na quarentena
A campanha Marmita do Bem teve início em abril e conta com o apoio e solidariedade de anônimos e famosos
Mesmo de portas fechadas, a cozinha do Jamile Restaurante continua a todo vapor. Os sócios, Alberto Hiar, Anuar Tacach e o chef Henrique Fogaça deram início, neste mês, à campanha Marmita do Bem, um projeto que produz e distribui cerca 200 refeições diárias para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
Todo o trabalho é realizado através de doações. A equipe já conseguiu arrecadar R$ 85 mil, por meio de vaquinha online, e mais 40 quilos de produtos, doados por restaurantes e empresas. Reynaldo Gianecchini, Luciana Gimenez, Igor Cavalera, João Gordo, Rodrigo Tozzi e Viviane Orth estão entre os famosos que apoiam o projeto.
As marmitas são produzidas na cozinha do Jamile e distribuídas com a ajuda da ONG Pimp My Carroça, criada pelo grafiteiro e ativista Mundano. “A distribuição tem sido feita com todos os equipamentos de proteção contra o contágio do coronavírus, e nos unimos a voluntários que conhecem as regiões mais complexas da cidade, como a Cracolândia. Os moradores de rua vivem em uma situação de total vulnerabilidade e o nosso papel é ajudá-los”, diz Hiar.
A meta do projeto é conseguir distribuir cerca de 10 mil marmitas por mês, e para aumentar sua produção a campanha continua recebendo doações via site. “Saber que a Marmita do Bem está confortando muita gente é compensador. Eu só posso dizer que o meu sentimento é de gratidão”, revela Fogaça.
Por Gabrielle Torquato
Fotos: Divulgação