Jaguar Land Rover projeta carro que pretende resolver mobilidade urbana
O Project Vector é elétrico e promete ser o futuro da indústria automobilística
O Project Vector, automóvel realizado pela Jaguar Land Rover, é uma das apostas da marca para o futuro da mobilidade urbana. A ideia é resolver questões atuais, como a poluição e o trânsito. Assim, o veículo promete maior sustentabilidade e conciliação entre a relação veículos privados X mobilidade pública no espaço urbano.
Planejado para chegar ao mercado no fim de 2021, o veículo de apenas quatro metros de comprimento é elétrico e tem cabine que permite diferentes configurações de assentos, que podem ser únicos ou compartilhados. Pode ser usado para locomoção individual e privada, e também comercialmente, para entregas, ou como um carro de compartilhamento de viagens.
O lançamento é pensado para vida em cidade inteligentes, enxergando a rápida e complexa urbanização contemporânea como ponto de partida. O Project Vector faz parte do plano Destination Zero da montadora, que procura um futuro neutro em emissão de gases poluentes, com zero acidentes e congestionamento. O carro foi desenhado em colaboração com o Conselho da Cidade de Coventry e um instituto ligado ao governo, responsável por estudar melhores maneiras de desenvolver a mobilidade urbana.
Por Sofia Tremel
Fotos: Divulgação