MoMA vai apresentar trajetória dos carros no século 20

Em cartaz a partir de junho, a mostra Automania vai analisar os carros como invenção que traz, ao mesmo tempo, progresso e destruição

Não é a primeira vez, mas essa promete ser uma exposição imperdível para quem gosta de carros: o Museu de Arte Moderna Nova York (MoMA) vai ser palco de uma mostra em que os veículos de quatro rodas são os protagonistas. De 28 de junho a 7 de setembro de 202o a exposição Automania vai ocupar o museu com diversas facetas dos carros: um produto industrial promissor, ícone de estilo, mas também um gerador de fatalidades e desastres ecológicos.

 

 

(clique nas imagens para ampliar)

 

 

Os espectadores poderão conferir cinco carros no famoso jardim de esculturas do MoMA, além de modelos arquitetônicos, filmes, pôsteres, pinturas e esculturas que combinam a proposta de analisar os sentimentos conflitantes a respeito dos veículos a motor. A exposição também conta com aquisições inéditas: um Citroën DS 23 sedan e um Porsche 911 coupé de 1965, nunca vistos antes no museu. Para completar o repertório, um Volkswagen Beetle e um carro de corrida Ferrari F1 de 1990 também estarão em exibição. Mais destaques: os desenhos L’Automobiliste, de Henri de Toulouse Lautrec, de 1898, e a pintura de Andy Warhol Orange Car Crash Fourteen Times, de 1963, na imagem abaixo, vão ajudar a contar a história dos carros.

 

“Orange Car Crash Fourteen Times”, Andy Warhol (1963)

 

 

Por Maria Alice Prado

Fotos: Divulgação MoMA

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.