Insider: Tailândia
Autor do livro Nômade Digital e finalista do Prêmio Jabuti 2020, Matheus de Souza compartilha seus passeios preferidos na Tailândia
Matheus de Souza é autor do livro Nômade Digital e finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria economia criativa. Desde 2017, quando largou seu emprego tradicional e começou a viajar pelo mundo, ele já esteve três vezes na Tailândia – em 2020, após as fronteiras fecharem por conta da pandemia, foram seis meses e meio morando no país do sudeste asiático. Embora o momento não tenha sido fácil, a receptividade tailandesa ajudou a amenizar a ansiedade. “É o lugar de que eu mais gosto no mundo”, conta Souza, que falou com a Versatille sobre suas dicas para quem pensa em visitar o país.
Explorar os mercados de rua
Bangkok é o começo óbvio de uma viagem pela Tailândia, porque a maioria dos voos internacionais chega por lá. Na capital, além dos passeios turísticos tradicionais, como os templos e a caótica Khao San Road, do filme A Praia, protagonizado por Leonardo DiCaprio, vale muito a pena visitar as dezenas de mercados de rua. Inclusive, a única barraca de rua com uma estrela Michelin no mundo, a Jay Fay – que aparece na série Street Food: Ásia, da Netflix –, fica em Bangkok.
LEIA TAMBÉM:
Estar aberto para amizades
É nas pessoas e na cultura que os maiores encantos da Tailândia se escondem. O país é conhecido por ser a “terra dos sorrisos”. O povo é muito doce e solícito e sente bastante orgulho de sua casa (Tailândia significa, em tradução literal, “terra dos tailandeses”). Eles adoram mostrar a culinária local e, em vilarejos e comunidades afastadas da zona turística, você certamente será convidado para um jantar em família.
Aproveitar as praias
Falar sobre as praias paradisíacas é chover no molhado; sim, elas realmente são de tirar o fôlego. A água é quente e cristalina e a areia é branca, como em um típico cenário de filme. As ilhas Phi Phi são recomendadas para quem quer descansar, enquanto Koh Phangan é um ótimo destino para aqueles que desejam uma experiência genuinamente tailandesa em uma ilha idílica – com direito a um restaurante extraordinário: o Pum Pui, cujo pad thai de tofu é surpreendente.
Conhecer a Tailândia de canto a canto
O país é grande e o deslocamento nem sempre é fácil – só dá para chegar às ilhas de barco, e algumas viagens acabam sendo longas. Mesmo assim, vale a pena seguir para Chiang Mai, no norte do país, perto da fronteira com o Laos. É lá que fica o Wat Phrathat Doi Suthep, o famoso templo localizado no topo de uma montanha.
Matéria publicada na edição 129 da Versatille