Home office: 5 dicas para se dar bem nas videochamadas

Apesar de você estar em casa, uma reunião é uma reunião. E as feitas por vídeo são, sim, diferentes, mas não precisam virar uma bagunça. Temos as dicas certas!

O home office já era uma prática conhecida, mas nunca foi tão importante quanto agora, durante o isolamento social. Uma das ferramentas mais usadas por quem trabalha nesse esquema é a videochamada. Se na tela o que se vê é uma reunião de trabalho, fora dela o profissional pode “perder a mão”, já que o ambiente totalmente informal – a própria casa – convida a um comportamento mais relax… E dá-lhe gafes, imprevistos e estéticas duvidosas. Será que você está mandando bem? Confira 5 dicas para se destacar nos famigerados calls.

 

 

Contato Visual e Posicionamento da Câmera 

Manter a câmera no nível de seus olhos, ou um pouco superior a eles, vai fazer com que você olhe para frente. Assim, parece que você está olhando nos olhos dos participantes da reunião – e isso faz toda a diferença, pois demonstra interesse e confiança. Se o seu computador não tem a altura adequada, ajuste usando uma pilha de revistas.

 

Prepare-se antes e Concentre-se

Organize a mesa antes da reunião: sem xícaras de café, pratos ou papéis espalhados – isso remete ao ambiente profissional e influencia o seu comportamento durante o encontro. As ligações via vídeo geralmente são repletas de interrupções, seja por barulhos externos, pela qualidade da câmera (que deixa algumas pessoas menos visíveis), ou – mais comum – por falhas do wi-fi. Isso torna a conversa cansativa, já notou? Concentre-se, não fale por longos minutos (passe a bola!), seja objetivo e planeje suas falas, se for o caso.

 

 

Escolha o cenário adequado e Limpe a Área 

Procure um ângulo que deixe o seu rosto mais iluminado do que escuro; acerte um enquadramento confortável para quem lhe assiste e, se possível, evite cenários que revelem espaços barulhentos , íntimos (como o quarto), ou por onde passem pessoas. Tem criança pequena por perto? É possível que ela apareça, inclusive chorando. Tente evitar, mas não se culpe se acontecer: estamos todos em quarentena, afinal.

 

Use roupas adequadas 

Estar em casa não é desculpa para aparecer de pijama ou roupa de ginástica no vídeo. Cuidar minimamente do visual para encontrar os colegas virtualmente é um sinal de respeito pela reunião e pelo seu trabalho. Embora o enquadramento da câmera não possibilita que os outros membros da reunião vejam sua calça, imprevistos podem acontecer: e se você precisar se levantar?

 

 

Silencie o Microfone

Por último, mas não menos importante: se você tem cachorro, mora em lugar com barulhos externos ou se tem mais gente em casa, silencie o microfone na própria tela do aplicativo que estiver usando (e volte a acioná-lo quando for a sua vez de falar). Esses apps são programados para privilegiar o áudio de quem está falando, portanto se o seu colega estiver argumentando e o seu cachorro latir, os outros ouvirão, muito provavelmente, o seu cachorro.

 

Por Sofia Tremel

Fotos: Reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.