Giorgio Armani realiza evento virtual para apresentar nova fragrância My Way
O perfume se destaca pelo desenvolvimento sustentável, que inclui frasco recarregável com refil
Na terça-feria (29), a Giorgio Armani realizou um evento virtual para apresentar sua nova fragrância feminina My Way, que celebra o espírito livre e a feminilidade, e se destaca pelo desenvolvimento sustentável. Além de priorizar o uso de ingredientes naturais, sua produção é feita em colaboração com programas de apoio a comunidades vulneráveis, baseados nos princípios de comércio justo. O frasco, por sua vez, tem longa duração, por ser recarregável com refil.
LEIA MAIS:
- Very Good Girl, o novo Eau de Parfum da Carolina Herrera, explora feminilidade e poder
- Tecnologia é o foco do salão de beleza que será inaugurado pela Amazon
- A importância histórica e simbólica do batom na era das máscaras
“Giorgio Armani diz que a melhor elegância é ser você mesmo. Para ele, acima de tudo, a beleza vem de dentro e é por isso que suas criações nunca mascaram a personalidade, mas sim a revelam. A autenticidade está marcada em todas as suas criações”, explica Rachelle Montellano, diretora de marketing da marca no Brasil, para contextualizar a criação do perfume.
Conhecida por sua personalidade enérgica e aberta a novas experiências, a atriz Adria Arjona, nascida na Guatemala, foi escolhida como rosto da fragrância. Tanto as imagens, quanto o vídeo de campanha do perfume, não foram retocados, de modo a preservar a autenticidade de cada experiência, alinhada com o mantra My Way: “Eu sou o que eu vivo”.
O processo de construção da fragrância, realizado pelo mestre perfumista Carlos Benaïm e pelo perfumista sênior Bruno Jovanovic, da empresa IFF, se dá pela junção de alguns dos melhores ingredientes do mundo. O resultado é uma fusão de culturas que leva os sentidos a uma jornada olfativa até chegar ao buquê brilhante de flores brancas, que constitui uma fragrância floral contemporânea.
As notas de topo são um convite para abrir os horizontes a novos encontros e experiências, compostas por bergamota da Calábria, na Itália, e flor de laranjeira do Egito. Nas notas de coração, há a tuberosa Indiana combinada com a infusão de jasmim, criando uma aura de feminilidade radiante. A Baunilha Bourbon, de Madagascar, junto aos almíscares brancos nas notas de base, evocam uma sensação confortável e envolvente encontrada em uma viagem, como um lembrete das experiências que ela proporciona.
Após descrever a composição do My Way, Ricardo Assi, especialista em fragrâncias, destacou a responsabilidade social e ambiental que cada um dos ingredientes garante. “A flor de laranjeira é obtida por meio de um processo chamado enfleurage, no qual pequenos pacotes de flores são banhados nos óleos essenciais de laranja. Já a extração da tuberosa ajuda pequenos produtores, uma vez que é realizada por famílias as quais colhem a mão cada uma das notas. Por fim, a baunilha passa por um processo natural de pesagem a mão, quase artesanal”.
A fragrância é ainda a primeira do grupo L’Oréal com o compromisso de neutralidade de carbono, que faz parte do programa “L’Oréal for the future”, o qual visa até 2025 alcançar a neutralidade carbônica por meio de 100% do uso de energia renovável. Em 2020, a marca já deu início a um projeto em Madagascar para proteger 650 hectares de floresta úmida e sua biodiversidade única no Corredor Ankeniheny-Zahamena.
O exterior do perfume também é sustentável. Pela primeira vez na indústria de fragrâncias de luxo, foi proposto um sistema de recarga inovador, fácil e limpo, visto que nenhum funil é necessário. Basta remover a válvula spray, depois conectar o refil de 150ml a embalagem da fragrância para dar início ao processo de reabastecimento 100% automático. O frasco original é reabastecido sem perder uma gota do perfume, ou respingar o líquido nas mãos.
Juntos, um frasco My Way de 50ml e seu refil de 150ml permitem reduções de 32% de papelão, 55% de vidro, 64% de plástico e 75% de metal, em comparação com quatro frascos de spray de 50ml da fragrância.
Tanto o vidro do spray quanto o do refil são recicláveis e cada elemento da embalagem em spray pode ser reciclado separadamente, o que torna o processo mais simples. A tampa e o borrifador são processados em uma usina de reciclagem clássica e os componentes de vidro, no local apropriado para o material.
Para mensurar os resultados, a Armani Beauty desenvolveu em colaboração com a Quantis, especialista ambiental e LCA (avaliação do ciclo de vida), um método e instrumento exclusivos que medem a pegada de carbono das atividades de marketing e vendas do My Way em todo o seu ciclo de vida, incluindo o impacto das atividades dos consumidores. Já a Ferramenta de Otimização de Produtos Sustentáveis (SPOT), criada em 2013, analisa o impacto social e ambiental do produto em relação a 14 indicadores ambientais principais, desde a produção e abastecimento de matérias-primas até o uso do consumidor, que leva ao fim a vida útil do produto.
No fim do evento, foi realizada uma cerimônia do chá guiada pela mestre Iumi Takeda. O propósito foi simbolizar o significado que a atriz Adria Arjona encontrou nessa experiência quando viajava pelo Japão para gravar a campanha.
LEIA MAIS:
- L’Oréal discute estratégias sustentáveis e tendências de consumo em evento virtual
- MeuQ passa a oferecer fórmulas veganas para produtos de cabelo
- Guerlain divulga lançamento de produtos à base de ingredientes naturais e promove debate sobre sustentabilidade
Segundo a especialista, essa ocasião é definida em japonês pelo termo chadō, que significa “caminho do chá” e tem muita ligação com o nome do perfume My Way. “Essa cerimônia valoriza muito o momento presente. É interessante porque em português isso tem a conotação tanto do ‘agora’, quanto de que é um dádiva estarmos aqui juntos para compartilhar uma xícara de chá”.