Documentário histórico sobre Yohji Yamamoto está em cartaz na MUBI
“Identidade de nós mesmos” permanece disponível na plataforma de streaming durante o mês de fevereiro

O documentário “Identidade de nós mesmos” (Notebook on Cities and Clothes), de 1989, o qual explora o trabalho do designer japonês Yohji Yamamoto, está em cartaz na MUBI, plataforma de streaming de assinatura mensal que disponibiliza títulos clássicos premiados. O filme permanecerá disponível durante o mês de fevereiro.
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Escrito e dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders, “Identidade de nós mesmos” acompanha o processo criativo do estilista nos dias em que prepara a apresentação de sua coleção no Louvre. Além de retratar a grandeza de Yamamoto, o documentário mostra uma brilhante direção de Wenders.

Yohji Yamamoto nos bastidores da apresentação de sua coleção no Louvre
Para fazer um filme sobre a relação entre moda e cinema, encomendado pelo Centro Georges Pompidou, o diretor escolheu Yamamoto e abordou muitas vertentes de uma só vez: o universo cinematográfico, o design, as cidades de Paris e Tóquio e o uso de equipamentos digitais e analógicos. A produção histórica é uma investigação sobre a linguagem mutável do cinema de Wenders e a da moda de Yamamoto.
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Ao longo das entrevistas e cenas alternadas em Paris e Tóquio com tomadas externas e no atelier de Yamamoto, o documentário revela ainda um estilista profundamente reflexivo sobre a vida, os indivíduos e a sua identidade. “Fazer moda implica pensar nas pessoas, com quem falo e encontro. Ao começar um trabalho, penso talvez no tato, na tela, no material e nas formas, não necessariamente nessa ordem”, diz Yamamoto em suas conversas com Wim Wenders.