Diesel reafirma liderança na fabricação de jeans após último desfile

Confira fatos da trajetória da marca que foram essenciais para sua consolidação no mercado

Cenário do desfile da Diesel na temporada de Outono/Inverno 2022/23 da Semana de Milão
Cenário do desfile da Diesel na temporada de Outono/Inverno 2022/23 da Semana de Moda de Milão (Reprodução)

Não é novidade que a Diesel ocupa um lugar entre as marcas mais desejadas de jeans no mundo, mas o desfile na temporada de Outono/Inverno na Semana de Moda de Milão, realizado no final de fevereiro, reforçou seu prestígio. O maior destaque da linha elaborada por Glenn Martens, atual diretor criativo, foi a variedade do trabalho do denim, que apareceu desfiado, reciclado e até em texturas completamente novas e que simulam peles coloridas.

 

LEIA MAIS:

 

 

A inspiração mesclou o início dos anos 2000, exibido na forma de jeans de cintura baixa e um macacão trompe-l’œil – estampa de ilusão de ótica -, o qual se assemelha a jeggings (combinações de jeans e leggings), e o glamour do estrelato pop.

 

Além do sucesso do desfile mais recente, a trajetória da marca é repleta de fatos inusitados, que foram essenciais para a consolidação da grife no mercado. Confira, a seguir, curiosidades sobre a história da marca e seus famosos jeans.

 

Nome inteligente

 

A Diesel foi criada em 1978, em Milão, pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmied, que já possuíam uma confecção. A escolha do nome se deu por ele poder ser pronunciado da mesma forma em diversos idiomas. Além disso, naquela época, o diesel já era considerado uma “energia alternativa”, então a palavra também remetia a uma “pegada alternativa” na moda.

 

Logo da Diesel

(Reprodução)

 

Precursor disruptivo

 

Renzo Rosso nasceu em Brugine, uma vila na região de Veneto, no nordeste da Itália. Em 1970 ele começou a estudar manufatura têxtil no Marconi Technical Institute, em Pádua. Aos 15 anos, pegou emprestada a máquina de costura de sua mãe e produziu sua primeira peça de roupa: um par de jeans de cintura baixa e boca de sino, que contrariava intencionalmente os padrões e proporções ensinados no instituto.

 

Máquina de costura Singer de 1964

Máquina de costura Singer de 1964 (Getty Images)

 

O aspecto vintage

 

Em 1979, a Diesel foi lançada oficialmente no mercado por meio de uma coleção masculina. Como as calças pareciam usadas, os varejistas foram resistentes à proposta da marca uma vez que os preços eram acima da média. No entanto, o estilo vintage foi justamente o que atraiu o público e alavancou a Diesel para o mercado internacional.

 

Calça da Diesel

(Reprodução)

 

Ousadia certeira

 

Em 1985, Renzo Rosso comprou a parcela da Diesel pertencente a Goldschmied e cinco anos mais tarde iniciou o processo de expansão para o mercado internacional com o slogan “For Successful Living” (“para se viver de forma bem-sucedida”, em tradução livre), inspirado nos anúncios da década de 1950. Estrategicamente, em 1996, o italiano alugou um espaço em Nova York, na Lexignton Avenue, bem em frente a sua concorrente Levi’s, que possuía na época a maior loja da cidade. O resultado foi um sucesso absoluto, de modo a tornar o mercado norte-americano o mais amplo da marca.

 

Lexignton Avenue, em Nova York

Lexignton Avenue, em Nova York (Getty Images)

 

Campanhas históricas

 

LEIA MAIS

 

As campanhas da Diesel influenciaram gerações e fizeram história. Um dos exemplos mais bizarros e marcantes foi a publicidade “Save Yourself”, de 2001, que visava zombar da obsessão da sociedade com a juventude. Os anúncios apresentavam modelos usando máscaras faciais semelhantes a bonecas de porcelana que pareciam personagens de um filme de terror. Em um deles, uma mulher segurava uma taça com um líquido que parecia ser urina. O nome dela era Helen Pickering e havia nascido em 1899. Em um quadro de texto, estava escrito: “Eu tenho desfrutado da fonte da juventude por mais de um século. É cheia de vitaminas, eu mesma posso fazer e há um suprimento inesgotável. Posso ter mau hálito, mas estou fantástica”.

 

Campanha "Save Yourself", de 2001, da Diesel

Campanha “Save Yourself”, de 2001, da Diesel (Divulgação)

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.