Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes nacionais para assistir no streaming

Prepare a pipoca e prestigie algumas das melhores produções do país - do drama à comédia - no conforto da sua casa

Por Gabriela Neumann

 

Em 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem à primeira vez em que foram registradas imagens em movimento no país: em 1898, o cinegrafista e diretor ítalo-brasileiro Afonso Segreto filmou a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil. Para celebrar, preparamos uma lista de filmes nacionais para você assistir em casa. Tem produções para todos os gostos, da comédia ao drama, disponíveis nos principais serviços de streaming.

 

Além disso, vale conferir o festival de pré-estreias online do Espaço Itaú de Cinema, que começa hoje (19). A abertura será com a exibição gratuita do filme “Piedade”, de Claudio Assis, estrelado por Fernanda Montenegro e Cauã Reymond. Até 29 de junho, serão disponibilizados 19 longas brasileiros e estrangeiros – 2 por dia -, sempre por 48 horas, pelo valor de R$ 10 cada. A APRO (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) receberá 20% do valor de cada ingresso, para auxiliar os profissionais do ramo afetados pela pandemia do novo coronavírus. A programação completa pode ser consultada no site do Espaço Itaú de Cinema.

 

Veja, a seguir, a lista dos filmes nacionais que podem ser encontrados no streaming.

 

1. Bacurau (Telecine Play)

 

O aclamado filme de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019, conta a história do povoado de Bacarau, que desaparece dos mapas de uma hora para outra. Repentinos drones, estrangeiros, tiros e cadáveres ligam o alerta da população local, que se une e chama o fora-da-lei Lunga para ajudar a identificar o inimigo e defender a comunidade.

 

2. Minha Mãe É uma Peça (Telecine Play e Globoplay)

 

A comédia criada e estrelada por Paulo Gustavo é título obrigatório para quem gosta de gargalhar livremente ao ver um filme. E o melhor: tem os volumes 2 e 3, que não deixam nada a desejar e garantem a mesma intensidade de diversão. Neste primeiro longa, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mãe dedicada que, ao se sentir desprezada por seus filhos, decide passar um tempo na casa de sua tia.

 

3. O Vendedor de Sonhos (Netflix)

 

O longa é uma adaptação de um dos livros mais vendidos do psicoterapeuta Augusto Cury e conta a história de Júlio César, um psicólogo que tenta o suicídio e é impedido de cometê-lo por um mendigo. Os dois desenvolvem uma amizade peculiar e passam a tentar salvar vidas ao apresentar às pessoas um novo caminho para viver.

 

4. Flores Raras (Amazon Prime)

 

Um recorte muito bonito da história de amor real da arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e da poetisa americana Elizabeth Bishop. Na Petrópolis (RJ) dos anos 1950-1960, em meio à efervescência do surgimento da Bossa Nova e da mudança da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, as duas mulheres se conhecem, não se dão bem e acabam se apaixonando, marcando para sempre o trabalho e a trajetória uma da outra.

 

5. Maysa: Quando Fala o Coração (Globoplay)

 

Adaptação para o cinema da minissérie global de 2009, escrita por Manuel Carlos. A vida da cantora Maysa renderia pelo menos uma trilogia cinematográfica, mas este longa consegue condensar, em duas horas, a escalada dela para o sucesso e a turbulenta vida pessoal, que teve como coadjuvantes nomes da música como Elis Regina e Ronaldo Bôscoli.

 

Foto: Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.