Conheça o Blue Nomad, um habitat solar flutuante autossustentável criado pelo Institut auf dem Rosenberg

Embarcação estudantil explora o oceano em meio às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar

Foto: Divulgação

O pioneiro internato suíço Institut auf dem Rosenberg revelou o projeto do Blue Nomad, um habitat solar flutuante autossustentável que foi criado pelos estudantes em parceria com a SAGA Space Architects. O objetivo do estudo é explorar o oceano como um espaço potencial para a vida humana, à medida que aumentam as preocupações sobre os impactos da crise climática.

 

A ideia nasceu quando os alunos do Rosenberg se reuniram com a equipe de Sir Norman Foster — renomado arquiteto inglês que se dedica a questões ambientais — em sua fundação, localizada em Madri. Reconhecendo a necessidade urgente de redefinir a maneira como os seres humanos vivem, os alunos quiseram dar sua contribuição para ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e enfrentar o desafio do aumento do nível do mar.

 

LEIA MAIS: 

 

“Com a crise climática na agenda, é imperativo que encontremos maneiras alternativas de nos adaptarmos ao ambiente em constante mudança do nosso planeta”, disse Bernhard Gademann, presidente do Rosenberg, em nota para a imprensa. “Ao fazer parceria com empresas inovadoras e especialistas do setor, como a SAGA, permitimos que nossos alunos resolvam problemas da vida real, com o objetivo de criar um futuro melhor para todos.”

 

Inicialmente, o Blue Nomad foi criado com o objetivo de fornecer abrigo para o nômade moderno – pessoas que viajam e vivem principalmente na água. Alunos de 6 a 18 anos se inspiraram nos primeiros assentamentos nômades polinésios que exploraram o mundo por meio do “Outrigger”, um barco feito de materiais orgânicos equilibrado por um pontão lateral. A partir disso, os estudantes aproveitaram a Inteligência Artificial para dar vida às suas visões.

 

Foto: Divulgação

 

O habitat foi construído para receber dois nômades permanentes e dois hóspedes. Em sua estrutura, contará exclusivamente com energia solar para propulsão, água potável, produção de alimentos e eletricidade. O instituto vai estrear um modelo do Blue Nomad durante uma série de exposições que acontecerão ao longo dos próximos meses.

 

“O Blue Nomad é uma ficção científica climática que se torna realidade baseada na vasta herança de exploração oceânica dos estabilizadores polinésios”, diz Sebastian Aristotelis, cofundador da SAGA Space Architects, em nota oficial. “É apropriado que seja coprojetado com os solucionadores de problemas do amanhã, os alunos de Rosenberg. É uma alegria trabalhar com essa nova geração de pensadores e líderes motivados a resolver os desafios colocados pelas mudanças climáticas.”

 

Por Redação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.