11 exposições para visitar no mês de julho

Entre São Paulo, Brasília e Pernambuco, a cena artística nacional se movimenta na metade do ano

Ilustração de Bárbara Quintino no livro "Meu Nome é Raquel Trindade", escrito por Sonia Rosa

Mês oficial de férias para aqueles que estão em período escolar, julho costuma ter diversas opções de entretenimento para quem está em casa com o tempo livre. Ao longo do mês, acontecem mostras e exposições de arte que merecem a atenção em cidades como São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Pernambuco.  

 

Confira, a seguir, algumas novidades do universo da arte que inauguram em diferentes estados do Brasil ao longo do mês:  

 

LEIA MAIS: 

 

Coletivo Coletores comemora 15 anos com exposição inédita no Museu Nacional da República 

 

Divulgação

 

Quem tem direito à cidade? Quais monumentos nos representam ou deveriam nos representar? Quem determina o que será ou não lembrado? Quem tem direito à memória? É de indagações como essas que surge o trabalho do Coletivo Coletores, dupla criada em 2008 na periferia da Zona Leste de São Paulo por Toni Baptiste e Flávio Camargo, artistas multimídias, pesquisadores e professores. 

 

Marcando seus 15 anos de existência, o Coletivo Coletores ocupa o Museu Nacional da República de Brasília com a primeira exposição de arte digital e multimídia da instituição, com curadoria e expografia assinada por Aline Ambrósio, arquiteta, expógrafa, curadora e produtora cultural. A mostra batizada como “Signos de Resistência, Bordas da Memória” entra em cartaz a partir de 13 de julho na Galeria Principal do museu, reunindo uma seleção de mais de 250 obras, dentre elas 50 inéditas e trabalhos emblemáticos da trajetória da dupla. 

 

Local: Museu Nacional da República | Setor Cultural Sul, Lote 2, próximo à Rodovia do Plano Piloto – Brasília/DF 

Período expositivo: 14 de julho a 10 de setembro de 2023 

 

Lucas Bambozzi propõe reflexão sobre os impactos ambientais da mineração, em exposição inédita no MAC USP 

 

Divulgação

 

O conceito de solastalgia – estresse mental e/ou existencial causado por mudanças ambientais abruptas – norteia e intitula a exposição inédita que o cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias, Lucas Bambozzi, exibe entre os dias 1º de julho e 1º de outubro no MAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A mostra, com curadoria assinada por Fernanda Pitta, traz quatro videoinstalações que servem como uma espécie de convite para o público refletir sobre o impacto social e ambiental das atividades das mineradoras no Brasil. 

 

Local: MAC USP | Av. Pedro Álvares Cabral, nº 1301, Vila Mariana – São Paulo/SP (3º andar – Ala A2) 

Período expositivo: de 1º de julho a 1º de outubro de 2023 

 

Simões de Assis apresenta exposição inédita de Ione Saldanha e Etel Adnan na casa modernista de São Paulo

 

Divulgação

 

 

Com curadoria de Luiz Camillo Osório, a exposição inédita de Simões de Assis aproxima os trabalhos de Ione Saldanha e Etel Adnan a partir do interesse de ambas pela cor, pelo desenvolvimento de uma abstração intuitiva e pela busca de composições singulares. Em diálogo com a arquitetura da Casa Gerassi – situada no Alto de Pinheiros e projetada há 30 anos pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha -, a mostra convida o público a uma imersão no modernismo. 

 

Local: Casa Gerassi | Rua Dr. Carlos Norberto de Souza Aranha, nº 409, Alto de Pinheiros – São Paulo 

Período expositivo: 30 de maio a 23 de julho de 2023 

 

O projeto “A Alma Brasileira” estreia na segunda edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE) 

 

Divulgação

 

Idealizado por Cris Rosenbaum, curadora de design, arte e artesanato, o projeto “A Alma Brasileira” estreia na segunda edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), evento que acontecerá entre os dias 11 e 15 de julho, das 13h às 21h, no Museu Cais do Sertão.  

 

O é inspirado no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade. Para a importante edição da ART-PE, a curadora selecionou trabalhos autorais assinados por 18 artistas e designers com identidades distintas e marcantes, originárias dos estados de Pernambuco, do Ceará e de São Paulo. Ao longo de 5 dias, serão apresentados produtos de design, arte e decoração. 

 

Local: Museu Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa s/n, Recife, PE — 2º pavimento do eixo norte do Museu Cais do Sertão, Recife, PE 

Período expositivo: 11 a 15 de julho 

 

Sesc Bom Retiro recebe a exposição “Karingana – Presenças Negras no Livro para as Infâncias” 

 

Ilustração de Bárbara Quintino no livro “Meu Nome é Raquel Trindade”, escrito por Sonia Rosa

 

Até janeiro de 2024, o Sesc Bom Retiro, em São Paulo, será palco da a exposição “Karingana – Presenças Negras no Livro para as Infâncias”, que apresentará ao público um recorte da produção de ilustradores negros e negras dedicados à ilustração de títulos da literatura brasileira contemporânea voltados a todas às infâncias. 

 

Com 92 trabalhos de 47 autores, a atividade propõe uma imersão no universo lúdico infantil e potencializa a celebração das culturas afro-brasileiras e da diversidade na infância, com a promoção de reflexões sobre negritude, ancestralidade, pertencimento e antirracismo.  

 

Local: Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, São Paulo, SP 

Período expositivo: de 15 de julho de 2023 a 28 de janeiro de 2024  

 

Mostra inédita de Laerte Ramos,”O-lândia” ocupa o segundo andar da Galeria Estação  

 

Série Omen

 

Em 2001, o artista paulistano Laerte Ramos, de 45 anos, realizou sua primeira de várias residências em renomadas instituições em países como França, Estados Unidos, Suíça, Holanda, Portugal e China. Naquele ano, em Paris, na Cité dês Arts, Ramos idealizou uma monumental série de desenhos produzidos ao longo de seis meses, com a meta diária de dez criações. A experiência resultou num livro composto de 1.650 desenhos, muitos deles inspirados pela paisagem parisiense. 

  

Vinte e dois anos depois, essa experiência de imersão criativa, que foi decisiva para o futuro de suas investigações como artista-pesquisador, é um dos pontos de partida para a “O-lândia”, exposição que, entre 17 de julho e 12 de agosto, ocupará o segundo andar da Galeria Estação, em São Paulo. A mostra individual reúne dezenas de trabalhos que dialogam entre si e compõem três séries: Retroland, Top-o-Lândia e Omen.  

 

Local: Rua Ferreira Araújo, 625, Pinheiros, São Paulo 

Período expositivo: de 17 de julho a 12 de agosto 

 

Mostras inéditas sobre Santos Dumont e Frans Post serão abertas no Farol Santander durante o mês de julho 

Frans Post

 

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, é uma das principais alternativas de programação para as férias do meio do ano. O icônico edifício terá a abertura de exposições inéditas sobre Santos Dumont e Frans Post, além da prorrogação da mostra “As Cantoras e a História do Rádio no Brasil”.  

 

A partir do dia 14 de julho (sexta-feira), os visitantes poderão conhecer a mostra “Santos Dumont – O Poeta Inventor”, em comemoração aos 150 anos do nascimento do aviador brasileiro. A exposição apresenta sua icônica trajetória na conquista do voo, sua vida em família no Brasil e suas pesquisas em Paris, cidade que o recebeu e estimulou, sendo palco de experiências e demonstrações. Entre os destaques que serão exibidos em dois andares, estão réplicas e objetos pessoais e originais de Santos Dumont. 

 

Já a partir de 21 de julho, o público poderá visitar a mostra inédita “Frans Post: o primeiro olhar”, uma imersão na paisagem do que foi o Brasil holandês a partir da obra do pintor neerlandês. Ainda na esteira das exposições, a mostra “As Cantoras e a História do Rádio no Brasil”, que acabaria em junho, foi prorrogada até o dia 16 de julho.  

 

Local: Rua João Brícola, 24, Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô) 

 

Aline Bispo e Rodrigo Carinhoso assinam a curadoria de “Quando eles chegam em casa eu fico feliz”, do Coletivo Vilanismo, na Galeria Luis Maluf 

 

Divulgação

 

A exposição “Quando eles chegam em casa eu fico feliz”, uma mostra coletiva que abre para visitação em 8 de julho na Galeria Luis Maluf, no Jardins, tem o objetivo de introduzir ao público as práticas do Coletivo Vilanismo, que busca ressignificar e ampliar as representações da masculinidade negra no universo da arte. O coletivo formado apenas por homens, apresenta uma série de obras, algumas inéditas e desenvolvidas com exclusividade para a mostra, e traz, igualmente, uma seleção representativa da arte praticada individualmente por cada um dos artistas do grupo.  

 

Local: R. Peixoto Gomide, 1887, Jardins, São Paulo 

Período expositivo: 10 de julho a 22 de agosto de 2023 

 

Frade Vilas realiza exposição “Habitat Brasil”, de Monica Carvalho e Klaus Schneider 

 

Frade Vilas- Expo Habitat Brasil (Dora Lima)

 

O Frade Vilas recebe a partir do dia 1° de julho, em um dos apartamentos da Vila Maris, a exposição “Habitat Brasil”, de Monica Carvalho e Klaus Schneider, casal de artesãos que tem a natureza como referência e suporte para suas criações.  Celebrando a integração do complexo FRAD.E com a natureza do entorno, além do olhar histórico do empreendimento para ações de sustentabilidade e preservação, a mostra reúne criações que homenageiam a flora e a fauna do Brasil. 

 

Local: Vila Maris – Frade Vilas – Rod Gov. Mário Covas • km 512 • Frade,  Porto Frade, Angra dos Reis 

Período expositivo: de 1º de julho a 31 de julho  

 

Cybèle Varela, artista brasileira vanguardista da década de 60, traz exposição inédita para São Paulo 

 

“Pedestres”, de Cybèle Varela

 

Uma das grandes artistas vanguardistas da década de 60, Cybèle Varela está com uma nova exposição na cidade de São Paulo. Batizada como “Cybèle Varela. Imaginários Pop”, a mostra reúne uma seleção das pinturas e objetos mais emblemáticos da trajetória da artista brasileira e fica em exposição no MAC/USP até o dia 1º de outubro. 

 

A artista, que atualmente está com 80 anos, é a única mulher viva do movimento Figuração Narrativa. Em 1967, no auge da ditadura militar, ela teve uma de suas obras (O Presente), censurada antes do início da IX Bienal Internacional de São Paulo. Esta obra destruída foi refeita em 2018 e faz parte da presente exposição. 

 

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo, SP 

Período expositivo: de 1º de julho a 1º de outubro  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.