Como fazer a máscara caseira – e as regras para usar e lavar

Aliada ao isolamento social e às mãos lavadas, a máscara facial caseira contém a propagação do coronavírus

A escassez de máscaras hospitalares é um desafio global diante da luta contra o coronavírus. Por causa disso, a recomendação para que pessoas comuns – e não apenas os sintomáticos – usem máscaras caseiras para sair de casa agora é oficial. A conclusão dos especialistas é que é melhor usar alguma proteção do que não usar nenhuma. E que é melhor não haver procura extra pela máscara cirúrgica, cuja demanda deve ser destinada apenas a profissionais de saúde ou na linha de frente do combate à pandemia.

 

 

Ato contínuo, os tutoriais em vídeo para ensinar como fazer o item em casa já inundam a internet, em todas as línguas. Vale dizer que essa indicação é polêmica, já que, sem cuidados específicos, o que deveria ser proteção pode se tornar ameaça: é na máscara que ficam os vírus, afinal. Portanto de nada adianta usá-las e se contaminar, seja por usar de forma incorreta, seja por não saber como higienizar corretamente.

 

 

Orientações

Antes de conferir os tutoriais, saiba que cuidados você deve ter com as máscaras de tecido caseiras segundo o Ministério da Saúde.

 

  • A máscara deve cobrir boca e nariz e estar ajustada ao rosto
  • Usar duas camadas de tecido – preferencialmente algodão, tricoline ou TNT
  • Usar por, no máximo, duas horas (sendo que, durante o isolamento social, o ideal é não ficar fora de casa por mais de uma hora)
  • O ideal é ter uma máscara reserva, caso precise trocar, que vai na bolsa dentro de saco plástico limpo. Use o saco para embalar a máscara usada
  • Lavar as mãos antes de retirar a máscara e não encostar na parte da frente da peça – segurar pelas alças e tocar o mínimo possível. Se estiver na rua, passar álcool gel nas mãos antes de colocar a segunda máscara
  • Ao chegar em casa, deixar a máscara de molho por 30 minutos em 500 ml de água + 10 ml de água sanitária. Depois, lavar com água e sabão
  • Fazer o mesmo procedimento antes de usar pela primeira vez, caso você tenha comprado ou ganhado o item de presente
  • Só usar a máscara quando totalmente seca
  • A máscara é de uso individual, portanto nada de compartilhar a peça
  • Não tocar o rosto ao ajeitar a peça, secar o suor ou coçar a pele
  • A máscara contém a propagação de gotículas da fala, do espirro e da tosse, mas ela não é efetiva sozinha, e sim aliada ao distanciamento social e à higienização frequente das mãos.

 

 

Tutoriais

Se você tiver máquina de costura, o tempo para criar a própria máscara é de 15 a 20 minutos. Se você prefere não costurar, mas tem dois elásticos de cabelo molenguinhas, é bem mais rápido. Se você prefere um escudo, também tem tutorial caseiro orientado pela USP.

 

 

 

 Por Gabriela Neumann

Foto: Reprodução Instagram Dorothy et le Gang

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.