Com o objetivo de conscientizar sobre o desperdício de alimentos, chefs famosos se unem para oferecer jantares sociais
A iniciativa da S.Pellegrino com o Refettorio Gastromotiva acontece entre os dias 24 e 26 de outubro no Rio de Janeiro
De acordo com dados atuais da Organização das Nações Unidas, quase 10% da população mundial vive em situação de fome, enquanto quase 30% está em situação de insegurança alimentar. Com esse cenário preocupante, cerca de 17% de todos os alimentos disponíveis para consumo no mundo foram desperdiçados em diferentes etapas da cadeia de abastecimento em 2019.
Pensando nesse contexto, a S.Pellegrino se uniu ao Refettorio Gastromotiva – que já possui projetos de conscientização alimentar – para uma ação que busca esclarecer o impacto do desperdício de alimentos no mundo. A iniciativa foi dividida em duas fases: na primeira, um time de chefs renomados prepara três jantares sociais entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Nessa experiência, eles cozinham um menu zero-desperdício composto de entrada, prato principal e sobremesa para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão mais de 70 beneficiários recebidos por noite no espaço do Refettorio Gastromotiva.
LEIA MAIS:
- “O regionalismo é uma das coisas mais bonitas da culinária brasileira”, diz o chef Adriano de Laurentiis
- “Gastronomia é uma forma de expressar carinho”, diz o chef Pablo Inca
- “Para mim, o futuro da cozinha segue o conceito ‘menos é mais’”, diz o chef Chico Farah
A segunda fase, que busca expandir a conscientização, é um convite especial aos chefs parceiros da S.Pellegrino no Brasil, para levarem para seus restaurantes um prato com zero desperdício criado durante os dias de Refettorio. Essa receita será vendida em conjunto com S.Pellegrino e Acqua Panna durante o mês de novembro.
Claudia Krauspenhar, Fabricio Lemos, Felipe Schaedler, Gerônimo Athuel, Giovanna Grossi, Kátia Barbosa, Lisiane Arouca, Luiz Filipe Souza, Nello Cassese, Tássia Magalhães e Tabatha Bertoni são os chefs que participam da ação. Além dos mestres da cozinha, os jantares contam com o apoio do Belmond Copacabana Palace, a Belmond Hotel e de voluntários que farão o serviço da noite.
Confira, a seguir, a agenda da iniciativa:
24/10
Luiz Felipe Souza (Evvai – SP), Katia Barbosa (Bar Kalango – RJ), Lisiane Arouca e Fabrício Lemos (Grupo Origem – Salvador)
25/10
Nello Cassese (Restaurante Cipriani – Rio de Janeiro), Felipe Schaedler (Banzeiro –São Paulo e Manaus) e Gerônimo Athuel (Ocyá – Rio de Janeiro)
26/10
Tássia Magalhães (Nelita – São Paulo), Giovanna Grossi (Animus – São Paulo) e Claudia Krauspenhar (K.Sa. – Curitiba)