Chitose Abe é a nova diretora criativa da Jean Paul Gaultier

Após afastamento, Gaultier anuncia primeiro nome do rodízio de diretores criativos da marca

Jean Paul Gaultier anunciou sua aposentadoria das passarelas, mas prometeu que a marca não sairia de cena com ele. Na nova fase da grife, Chitose Abe, fundadora da marca de luxo japonesa Sacai, é quem vai assinar os croquis.

 

 

O anúncio foi feito na semana passada, junto com uma explicação importante: a cada temporada, um novo diretor criativo assume o posto de Gaultier, com total autonomia sobre as coleções. Chitose vai ficar responsável pela coleção de alta costura do inverno 2021, a ser a apresentada em julho – mesma temporada em que a Balenciaga volta a desfilar sua couture.

 

Jean Paul Gaultier se despedindo das passarelas em janeiro de 2020

 

 

Em comunicado, Gaultier declarou estar feliz por ter a estilista japonesa como a primeira convidada. “Admiro o trabalho dela. Criativamente, temos muita coisa em comum, e uma visão semelhante sobre a moda. Fico contente em dar liberdade total a ela”.

 

De fato, a estilista que trabalhou no setor de padronagens da Comme des Garçons e inaugurou a marca própria em 1999, tem em comum com o veterano francês o gosto pela alfaiataria e as modelagens que flertam com o agênero – uma das marcas registradas dele. “Tenho uma admiração antiga pela visão única de Jean Paul sobre a feminilidade subversiva e a sua originalidade, assuntos sobre os quais tenho me empenhado no meu trabalho desde o início. É uma verdadeira honra ter a oportunidade de ser a guardiã de sua casa como a primeira designer deste projeto”, declarou Chitose Abe.

Por Gabrielle Torquato

Fotos: Reprodução Instagram / @giostaiano @jpgaultierofficial

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.