Chandon celebra 50 Anos no Brasil com eventos, produtos e experiências inéditas
Entre os lançamentos estão coleções de espumantes de edição limitada e livro sobre a trajetória da marca no país
Para celebrar seu 50° aniversário em território brasileiro, a Chandon lança a campanha “Chandon 50 anos no Brasil”, com uma série de eventos, produtos e experiências inéditas. As celebrações começaram com um jantar harmonizado no Aya Hub, em São Paulo, no dia 22 de agosto, que reuniu a imprensa e membros da Comunidade Chandon. “Celebramos com entusiasmo e paixão esses 50 anos de conquistas da marca no Brasil e o pioneirismo na viticultura sustentável, mas também a inovação constante e o orgulho de sermos uma marca brasileira. Essa comemoração é um tributo à nossa comunidade que faz parte desta jornada extraordinária”, comenta a Diretora Geral da Chandon Brasil, Catherine Petit, em nota oficial.
LEIA MAIS:
- 13 eventos gastronômicos que movimentam a agenda da segunda quinzena de outubro
- Janaína Torres Rueda é eleita a melhor chef da América Latina
- 14 eventos gastronômicos que movimentam a agenda da primeira quinzena de outubro
Desde a sua chegada no país, em 1973, a companhia foi pioneira em diversas iniciativas que marcaram e desenvolveram a viticultura nacional. A vinícola de espumantes da Chandon, por exemplo, é a primeira no Brasil a ter conquistado o certificado de viticultura sustentável (PIUP (Produção Integrada de Uvas para Processamento) em seu vinhedo localizado em Encruzilhada do Sul, no RS. Algumas práticas sustentáveis adotadas pela empresa são o manejo do solo com cobertura vegetal permanente, uso preferencial de adubos orgânicos aos minerais, preservação da biodiversidade em áreas úmidas e bosques nativos, bem como reciclagem de resíduos. Além disso, a companhia se dedica a projetos de conservação da biodiversidade, como o resgate de mudas de Butiá odorata, que visa a preservação do ecossistema e uso sustentável da palmeira.
Em meio à celebração dos 50 anos da marca no Brasil, os enólogos da Chandon não poderiam deixar de contribuir para este marco. Assim, surgiu a ideia de criar uma “Cuvée 50 Anos”, que simboliza toda essa trajetória. Após muitas idas e vindas, foi concluído que a inspiração deveria vir do carro- chefe da marca, o Chandon Réserve Brut, com sua tradicional combinação das uvas Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir, as três variedades que acompanharam a história da marca ao longo dessas cinco décadas. Para tornar esta cuvée ainda mais especial, os enólogos decidiram trabalhar com um amadurecimento sobre leveduras inédito de 50 meses, por meio do método da Chandon de longa fermentação sob agitação contínua, o qual mantém as leveduras permanentemente em suspensão. O resultado é um espumante de grande elegância e riqueza aromática que lembra pêssego amarelo, avelã e cítricos cristalizados. Já seu paladar de textura aveludada, combina frescor e cremosidade.
A criação é concebida em uma edição limitada de apenas 50 mil garrafas. Para desenvolver as
embalagens, a marca convidou a artista brasileira, Ana Strumpf, que utilizou cartucho e caixa de
embarque. Ana fez um mergulho no DNA e na brasilidade da Chandon, de modo a conectar tais
elementos ao seu próprio universo lúdico e iconográfico, o que resultou em uma bela intervenção
artística comemorativa.
Outro lançamento de celebração à data especial é uma edição limitada e exclusiva de apenas 10 unidades: a Coleção Chandon Excellence Magnum. Trata-se de um kit com cinco garrafas Magnum numeradas que contam a história das safras 2008, 2009 e 2012 (já lançadas); da safra 2013 (atualmente comercializada em garrafas de 750ml) e da safra 2017, a próxima a ser lançada.Esta coleção inclui uma embalagem especial, com design desenvolvido pelos estúdios Guto Requena e La Baraque. A premissa da sustentabilidade está presente nas chapas de compensado de madeira com certificação de reflorestamento que podem ser usadas como banco, mesa lateral, ou de qualquer outra forma.
A reabertura das visitas à adega em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, por sua vez – que a partir de agora será chamada de Casa Chandon Garibaldi -, também está entre as iniciativas de celebração. Os visitantes terão a oportunidade de explorar todos os estilos de espumantes, desde a marca de destaque Chandon Réserve Brut, até o Chandon Excellence e Chandon Blanc de Noir. Tal experiência acontecerá na sala de degustação. Os visitantes ainda poderão apreciar a vista para os vinhedos, além de descobrir itens especiais e exclusivos da nova boutique. Também será lançado um livro com a história da Chandon no Brasil, o qual destaca a sua chegada ao país com registros históricos, curiosidades e fotografias. A obra explora temas como o “orgulho de ser brasileira”, o compromisso da marca com a comunidade e a sustentabilidade, seu legado na viticultura do Brasil, bem como os planos da companhia.
Por fim, para marcar a data oficial do seu aniversário, no dia 29 de outubro, a Chandon apresentará uma parceria com 50 restaurantes que oferecerão experiências gastronômicas baseadas em pratos típicos brasileiros harmonizados com espumantes da marca.
Por Redação