CASACOR São Paulo 2021 acontecerá em endereço inédito na Zona Oeste

Após 14 anos no Jockey Club, mostra retorna ao seu DNA itinerante e estreia parceria com o artista Felipe Morozini

Parque Mirante com a obra "Eu Serei Outro Lugar" no Rooftop
Em 2021, a CASACOR São Paulo acontecerá no espaço de eventos multiuso Parque Mirante, na Zona Norte (Felipe Aravena/CASACOR)

No último ano, a CASACOR São Paulo, maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas, foi cancelada devido à pandemia. Felizmente, a edição de 2021 já está confirmada e acontecerá em um endereço inédito na cidade.

 

LEIA MAIS:

 

Após permanecer durante 14 anos no Jockey Club, a CASACOR São Paulo vai inaugurar o Parque Mirante, novo espaço de eventos multiuso da América Latina, anexo ao Allianz Parque.

 

O evento será no segundo semestre, com estreia prevista para setembro e encerramento em novembro. Ainda em meio à pandemia, o local estará preparado para obedecer aos protocolos sanitários e garantir a segurança de todos durante a obra, montagem, visitação e desmontagem da mostra.

 

A CASACOR vai fazer o que a maioria das pessoas gostaria de ter feito durante essa pandemia: trocar de casa. Nos despedimos de um endereço fixo e voltaremos à vida nômade, percorrendo e explorando novos espaços da cidade. Neste ano tão desafiador, levaremos a edição paulistana para uma região emblemática: a Zona Oeste e a seu pioneirismo na industrialização do Estado. Entre as chaminés remanescentes da transformação de São Paulo; o SESC Pompeia, a obra magna de Lina Bo Bardi, e as novas fronteiras do mercado imobiliário, vamos inaugurar um moderníssimo espaço multiuso de eventos“, explica Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR.

 

A escolha do novo cenário leva em conta, além da estrutura e da segurança, o acesso facilitado pelas diversas vias que atendem a região central e diferentes opções de transporte. O fato do espaço urbano ter atraído novos negócios e projetos residenciais, de modo a se tornar um dos mais relevantes na cidade, também foi considerado. 

 

Na CASACOR São Paulo 2021, serão apresentados mais de 9.000m² de área construída, com cerca de 60 ambientes, além de casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos. A mostra vai ocupar todo o rooftop, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício.

 

Obra "Eu Serei Outro Lugar", de Felipe Morozini

Obra “Eu Serei Outro Lugar”, de Felipe Morozini (Felipe Aravena/CASACOR)

 

Pela primeira vez, o evento convida um artista para trabalhar na comunicação junto à agência Casa Darwin. Felipe Morozini, conhecido por seu ativismo, amor pela cidade e  trabalhos de intervenção urbana, estreia a parceria produzindo no topo do Parque Mirante sua obra “Eu Serei Outro Lugar”.

 

A arte de mais de 3.000 m², que levou dois dias para ficar pronta, marca oficialmente a chegada da CASACOR São Paulo a seu primeiro endereço dessa nova fase da marca. 

 

“Faremos uma CASACOR inteligente, um pouco mais compacta do que as apresentadas nos últimos anos, com fluxo de visitação programada e uma grande estrutura de receptivo, bem adequada aos novos tempos”, esclarece Livia Pedreira .

 

O tema definido para esse ano é “Casa Original”. Embora a pandemia tenha imposto novas reflexões sobre o morar contemporâneo, a tendência que inspirou o conceito surgiu antes da crise de saúde e continua atual. 

 

Naquele momento, o mal-estar provocado pelo excesso, exaustão digital e ansiedade, pedia uma pausa. Como resposta, a casa original promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, e buscar na ancestralidade e simplicidade, o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

 

Nos próximos cinco anos, a mostra paulistana retornará ao seu tradicional modelo itinerante, por meio do qual se tornou famosa, ao inovar sempre em formatos e locais de exposição diferentes e inesperados.

 

LEIA MAIS:

 

“Vamos retomar o DNA original da marca. O momento é mais que propício, uma vez que a cidade começa a oferecer novos espaços para grandes eventos, com a futura inauguração da Cidade Matarazzo e do Alegra Pacaembu”, lembra Benjamin Ramalho, Diretor Executivo da CASACOR.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.