Carros elétricos: os 5 modelos mais vendidos no primeiro trimestre de 2020
Belos e potentes, os veículos estão alinhados à sustentabilidade e têm crescimento mundial de vendas projetado para este ano
Por Gabrielle Torquato
Os carros elétricos fazem cada vez mais parte da rotina das grandes cidades cosmopolitas, e as perspectivas para o futuro são excelentes. Em 2019, as vendas desses veículos chegaram a 2,1 milhões de unidades em todo o mundo; para 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, o número deve ser superado em 6%, de acordo com o estudo anual da Agência Internacional de Energia (AIE).
Para chegar a essa projeção, foram levadas em consideração as vendas do primeiro trimestre deste ano: 571 mil unidades. Vale ressaltar que, ainda segundo a AIE, a indústria automotiva geral deve sofrer retração de cerca de 15% em 2020 – o que torna o crescimento dos carros elétricos na frota do planeta ainda mais significativa.
Conheça, a seguir, os cinco modelos de carros elétricos mais comprados por quem já está em sintonia com uma forma mais sustentável (e super elegante) de se deslocar.
LEIA TAMBÉM:
- Esportivo Honda Civic Type R bate recorde de tempo no circuito de Suzuka
- #Coronavirus: infectologista explica como evitar contaminação no carro
- Testamos: o Porsche Cayenne Turbo é uma máquina completa
- Tesla desenvolve tecnologia para que carro saia do estacionamento sozinho
- La Prima, terceira geração do Fiat 500, é 100% elétrico
Tesla Model 3
A potência do Model 3 faz com que esta máquina vá de 0 ao 100 km/h em 3,4 segundos. Além disso, o manuseamento e a aerodinâmica permitem uma velocidade máxima de 261 km/h.
Em seu interior minimalista, o carro elétrico conta com uma tela touchscreen de 15 polegadas que serve como painel e comporta navegação embutida, conexão Wi-Fi, 4G e controle por voz.
Se o proprietário estiver interessado em incrementar o modelo, a Tesla disponibiliza o Premium Upgrade Package, que inclui mais recursos no interior do carro, e o Autopilot, sistema que assume a direção automática do veículo.
Renault Zoe
Este modelo elétrico da Renaut tem bateria de 41 kWh e entrega 92 cv de potência, 22,4 kgfm de torque e velocidade máxima de 135 km/h.
A regeneração da bateria é muito eficiente, e sua autonomia total é mais facilmente alcançada em ambiente urbano. Quando usado em modo eco, pode ir de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. Seu design é simples, com um toque arredondado, mas que traz personalidade.
LEIA TAMBÉM:
- BMW muda identidade visual com novo logo
- Polestar cria carro-conceito com base em sustentabilidade
- Jaguar Land Rover projeta carro que pretende resolver mobilidade urbana
Nissan Leaf
O Leaf possui torque imediato – ou seja: ao pisar no acelerador, a força do motor é passada para as rodas no mesmo instante – e entrega 149cv e 32,6kgf/m. Traduzindo para a prática, significa que este carro elétrico pode chegar de 0 a 100km/h em 7,9 segundos.
Seu design foi planejado para proporcionar uma aerodinâmica privilegiada, pois facilita a passagem de ar e o torna mais rápido. Além disso, ele é equipado com sensor de proximidade frontal, piloto automático adaptativo, câmera 360 e e-Pedal, que permite a aceleração e a redução de velocidade usando apenas um pedal, entre outros benefícios.
Volkswagen e-Golf
O quarto lugar na lista é ocupado pelo primeiro híbrido da Volkswagen a chegar ao Brasil. O modelo entrega dois motores: um 1.4 turbo de 150 cavalos e outro elétrico de 102 cavalos. Tudo isso resulta em uma potência que pode levar este carro de 0 a 100km/h em 7,6 segundos, a uma velocidade máxima de 222 km/h.
Entre as características do carro, destacam-se piloto automático adaptativo, faróis full LED, central multimídia com tela de 9,2 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
LEIA TAMBÉM:
- Governo brasileiro quer trazer fábrica da Tesla para o Brasil
- Pagani anuncia Imola: novo hiper-esportivo de R$ 23,3 milhões
- 9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
BMW 530e
Combinando a potência de um propulsor elétrico eDrive a um motor a gasolina de quatro cilindros, o BMW 530e atinge 248cv e 42,8 kgfm de torque. Em termos de performance, o conjunto alcança de 0 a 100km/h em 6,1 segundos.
O modelo consegue rodar 24h sem precisar recarregar e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. Além disso, está equipado com memorização dos ajustes para diferentes motoristas, funções semiautônomas, head-up display, quatro zonas de ar-condicionado, central multimídia de 10,2 polegadas sensível ao toque com controle por gestos, câmera 360 graus em 3D e sistema Park Assist.
Fotos: Divulgação