Britânica ganha prêmio de design por capacete feito de papel
James Dyson Award rende à criadora do EcoHelmet, feito para ciclistas, prêmio de £30 mil
Convenhamos: um capacete feito de papel não inspira muita confiança. Mas a invenção, de autoria de uma britânica, foi a ideia vencedora do James Dyson Award, um dos prêmios de design mais importante do mundo. E acredite: a criação cumpre seu propósito muito bem.
Isis Shiffer, responsável pelo EcoHelmet, admite que ser “complicada” convencer o público da utilidade de sua obra. Mas a estrutura, feita em forma de colmeia usando apenas uma espécie de papelão, é “incrivelmente boa em absorver impactos”. Testes feitos na prestigiosa Imperial College, em Londres, provaram a eficácia do capacete.
“Toda vez que viajava para novas cidades e alugava bicicletas, não queria gastar US$ 30 para comprar um capacete novo”, disse Isis em entrevista sobre a inspiração para criar o EcoHelmet. O custo de produção de sua ideia, segundo ela, seria menos de US$ 5.
Claro, um produto de papel tem suas restrições óbvias. O EcoHelmet resiste entre 3 a 4 horas sob chuva, e a deterioração é rápida, o que o deixa seu uso limitado a poucas vezes. Mas é de se esperar melhoras no projeto, já que Isis receberá £30 mil como prêmio para desenvolver o capacete, cujos primeiros modelos devem pintar em Nova York em breve.