Boto: das grandes novidades gastronômicas de São Paulo em 2019

Restaurante comandado por Leo Botto aposta no fogo e em equilíbrio de pratos com rusticidade e delicadeza

O ar rústico do Boto já é aparente antes mesmo de se degustar os pratos. O restaurante em Pinheiros escolheu como casa um imóvel do início do século passado, e tornou o espaço aconchegante, com decoração minimal e privilegiando a cozinha aberta onde o fogo é a principal estrela.

 

Crú de peixe, um dos pratos do do Boto [foto: Bruno Sotto]

O chef Leo Botto desenvolveu o menu da casa em torno de técnicas – modernas e ancestrais – que exploram todo o potencial do elemento na gastronomia. “Optei por uma grelha basca e alterno até 20 processos diferentes para criar as receitas”, conta o responsável pela cozinha do Boto, que tem à sua disposição rolete, moquém, varal, cruzeta, defumador, entre outros para a elaboração dos pratos.

 

Costela Moqueada, um dos pratos do do Boto [foto: Bruno Sotto]

Entre opções de entrada, o Acém em defumação aberta, creme de alho e chips de cará moela nasce como clássico e funciona como o petisco ideal para abrir o apetite. Para quem quer começar a refeição com algo mais leve em termos de sabor, o Crú de Peixe (o pescado varia de acordo com o que há mais fresco no dia). Como principal, a Costela Moqueada para compartilhar (ou para alguém com MUITA fome) desmancha na boca e é apresentada com osso para criar uma dramaticidade visual.

 

Torta de batata roxa, um dos pratos do do Boto [foto: Bruno Sotto]

Em termos visuais, nada é tão instagramável quanto a Torta de batata roxa, que pede um cafezinho junto para acompanhar e comer sem pressa. A sobremesa é simbólica, pois, além de deliciosa, transmite exatamente o propósito do Boto, uma casa que, segundo o chef, se propõe a fazer uma cozinha afetiva.

 

 

 

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.