Bar do Manacá é o novo empreendimento do chef Edinho Engel para o verão de Camburizinho, em São Sebastião
Anexa ao consagrado restaurante homônimo, a casa recém-inaugurada é focada em drinques e petiscos
Escondido em uma rua estreita e cercada pela mata atlântica em Camburizinho, o Restaurante Manacá é conhecido como um dos espaços gastronômicos mais consagrados de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Há 33 anos, a casa do chef Edinho Engel é a principal opção para quem busca pratos sofisticados e alinhados ao clima de praia e natureza do local — o que explica as longas filas que são formadas durante o fim de semana.
Foi exatamente por conta dessa movimentação que o chef Edinho decidiu seguir para uma nova empreitada. Além do clássico em São Sebastião e do consagrado restaurante Amado, em Salvador, agora ele inaugura o Bar do Manacá, um empreendimento com foco em drinques e petiscos que busca represar a demanda exacerbada por uma mesa no restaurante homônimo. “Os clientes podem ficar aqui, comendo e bebendo, enquanto esperam um espaço no restaurante. Ou, quem sabe, podem aproveitar apenas o menu do bar mesmo”, explicou o restaurateur durante a visita da Versatille ao espaço.
LEIA MAIS:
- Marcas e especialistas explicam o destaque do azeite brasileiro nas últimas premiações internacionais
- “Devemos nossos agradecimentos e respeito aos animais”, diz o açougueiro Dario Cecchini
- 27 panetones que merecem sua atenção neste fim de ano
As duas casas possuem o mesmo estilo quando se trata de design: aproveitam a beleza da mata atlântica que cerca o local. O restaurante, por exemplo, foi erguido sobre palafitas e não tem paredes, pois interage diretamente com a vasta vegetação ao redor. Já o bar fica em uma casa ao lado da passarela de acesso ao restaurante e mantém esse DNA de contato com a natureza, já que foi reformulado pelo escritório JV Arquitetura com intervenções que valorizam áreas livres, varandas e jardins projetados pelo paisagista Gil Fialho.
Quando se trata de cardápio, o bar possui personalidade própria, mas é claro que o chef Edinho chamou um profissional de confiança para ajudar no desenvolvimento. O chef Danilo Fernandes, idealizador do menu do restaurante Amado, participou do processo com maestria. O resultado de tal esforço é uma seleção de petiscos que parecem simples (mas são feitos de uma forma tão criativa que engrandecem). O torresmo é um belo exemplo disso. Um típico prato de bares brasileiros, mas seu sabor se diferencia pelo toque de melaço de gengibre — além, é claro, da crocância de tirar o fôlego.
O torresmo faz parte da ala de “appetizers” do cardápio e está ao lado dos deliciosos minibúrgueres de copa de lombo crocante ao molho barbecue e coleslaw (uma espécie de salada de repolho) e do toast de atum crocante e maionese de nori. Já na seção “para compartilhar” fica a menção honrosa à porção de camarão crocante e sweet chili e ao prato de bolinha de fonduta de queijo meia cura e aipim. Para quem quiser mergulhar nos frutos do mar, também há os espetinhos de polvo, camarão-rosa e até cavaquinha, a famosa lagosta brasileira. Os vegetarianos não ficam de fora, já que o menu também conta com opções de espetinhos de cogumelo, batata-doce e pupunha.
Aqueles que não saciam a fome facilmente também podem pedir o prato principal da casa: o picadinho de mignon com ovo de codorna, crispy de couve e farofa de torresmo — delicioso e charmoso, o pedido chama atenção pelo ovo de codorna rosa. Mais um exemplo de como trabalhar criativamente com imaginários comuns dos bares brasileiros.
E, como um bom bar, é claro que as bebidas ganharam atenção extra. Sob o comando da bartender e mixologista Bianca Petrillo, a coquetelaria autoral da casa conta com drinques como o Lavander Highball (uísque, cordial de lavanda, suco de limão taiti e água de coco) e o G&T Manacá (gim, syrup de beterraba com manjericão e água tônica), além do não alcoólico Virgen Mary (suco de tomate temperado com sal de bacon, molho inglês, tabasco e suco de limão). O Bergamota Sour, com gim e mexerica, também é muito saboroso.
Na carta de drinques, o bar também tem vinhos em taça, cervejas, soft drinks e uma excelente lista de destilados. E, para lidar com todo esse álcool, o menu apresenta duas sobremesas em uma seção bem-humorada batizada de “larica”. O picolé de abacaxi com suspiro e gel de limão-siciliano e o milk-shake de coco da casa prometem curar qualquer indício de ressaca.
Assim como o restaurante, o bar possui preços um pouco mais elevados por conta da qualidade de seus ingredientes — sempre priorizando os peixes mais frescos e os melhores frutos do mar. Os petiscos variam entre 26 reais e 47 reais, enquanto os espetinhos podem chegar a 149 reais (de carne de cavaquinha). Já os drinques custam entre 30 reais e 54 reais. Para conferir o menu completo, basta acessar o site oficial: www.restaurantemanaca.com.br.
Serviço:
Rua do Manacá, 100, Camburizinho, São Sebastião, SP
Horário de funcionamento (inclusive feriados): de quinta a sábado, das 18h às 23h
Tel.: (12) 3865-1566