Artista americano trabalha com grafites em lugares (muito) incomuns
Josh Keyes leva a arte urbana a lugares nunca antes imaginados em seus quadros
O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., causou polêmica com sua decisão de apagar pichações e grafites espalhados pela capital paulista. Quem deve acompanhar de longe os debates é Josh Keyes, que mistura essas manifestações urbanas à sua arte de maneira bem incomum.
O artista americano faz aquilo que críticos consideram como ‘o grafite tradicional em lugares pouco convencionais’. Basta ver seus quadros para entender o porquê da descrição: Keyes faz aplicações da arte das ruas a pinturas de coleções privadas, imaginando como seria o resultado das intervenções em espaços nunca antes pintados – icebergs e satélites espaciais, por exemplo.
“Quem disse que a superfície deve ser mantida longe do grafite?”, indagou o artista em entrevista. O trabalho de Keyes carrega alta bagagem acadêmica – ele é formado em artes pelo Art Institute of Chicago e conta com um mestrado na mesma área pela Yale School of Art.
Gostou? Dá para contar com a obra de Keyes em casa. Por exemplo, a imagem da baleia que você vê por aqui, uma tela em acrílico, sai por US$ 6 mil – pouco menos de R$ 19 mil.