Aquarela do Brasil, a marca de alta perfumaria nacional que você precisa conhecer
Consumidores brasileiros são ávidos por perfumes e, agora, uma empresa nacional tem chamado a atenção do setor
O Brasil sempre foi objeto de desejo das grandes marcas internacionais de perfumes de luxo, não apenas pelo grande potencial de consumo, mas principalmente pelo hábito dos brasileiros de não renunciarem ao uso do perfume como um item de primeira necessidade, projetando o mercado nacional no patamar de segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Com um cenário tão promissor envolvendo cifras bilionárias, fica fácil entender o interesse dos grandes conglomerados da perfumaria nos nossos consumidores.
Porém, nos últimos anos um novo fenômeno vem tomando conta dos apaixonados pelas fragrâncias exclusivas. São os perfumes que fazem parte da mais alta categoria, conhecidos como perfumes de nicho ou alta perfumaria, que possuem uma concepção mais criativa e maior concentração de óleos essenciais, oferecendo fixação mais intensa e prolongada, assim como aromas mais refinados, facilmente identificado pelos olfatos mais exigentes que não pautam suas escolhas por preço, mas pela qualidade olfativa.
LEIA MAIS:
- 7 dicas para alcançar o efeito “no makeup” makeup
- 8 marcas de maquiagem e skincare de celebridades internacionais
- Rosewood São Paulo inaugura o Asaya SPA by Guerlain
A alta perfumaria ou perfumaria de nicho se diferencia da perfumaria tradicional por alguns atributos que os mais entendidos no assunto reconhecem logo na primeira borrifada. Podemos destacar a alta concentração de óleos essenciais como o principal. Eles são, na verdade, os ingredientes de cada fragrância e a parte mais cara no processo de produção, por utilizar ingredientes com denominação de origem, garimpados em todo o mundo pelas mais renomadas casas de perfumaria e seu valioso exército de mestres perfumistas. Como exemplo, podemos citar a bergamota da Calábria, a baunilha de Madagáscar, o vetiver do Haiti, o oud do Oriente Médio, as rosas da Turquia e da França, o jasmim do Egito, a madeira de sândalo da Índia, entre inúmeras outras matérias-primas preciosas.
Outro ponto fundamental na diferenciação de categorias é a liberdade criativa e o orçamento ilimitado que os perfumistas utilizam para suas criações, possibilitando combinações inimagináveis e com características únicas, que classificam essas criações num grupo de fragrâncias sem gênero, dada a complexidade de características e das emoções olfativas que cada uma delas desperta em seus exigentes consumidores. A exclusividade, patamar fundamental do luxo, também é uma característica importante desse nicho de mercado, já que são produzidas em quantidades limitadas, diante do alto custo de matérias-primas nobres e raras, o que inviabiliza uma produção massiva.
Para finalizar a lista de atributos, podemos citar o cuidado na escolha dos frascos, ora sofisticados como verdadeiras joias, ora minimalistas para dar destaque à essência. E na escolha de embalagens luxuosas, com uma identidade visual artística esteticamente refinada.
Quase uma regra no universo do luxo, tudo começa e termina na apresentação do produto. Na perfumaria, não é diferente. As casas investem grande atenção na criação de um storytelling caprichado, profundo e complexo, que encanta seus consumidores antes mesmo de conhecerem o perfume.
Nesse contexto, uma marca genuinamente brasileira tem chamado a atenção do mercado internacional. A Aquarela do Brasil nasceu como uma coleção de alta perfumaria inspirada na exuberância tropical da botânica brasileira, com nove fragrâncias “parfum” com altíssima concentração de 27% de óleos, uma raridade entre seus pares nacionais.
Toda a coleção é inspirada em flores, madeiras e frutas típicas do Brasil. Entre algumas criações tropicalíssimas, o destaque fica para aromas inusitados como Ipê Amadeiradus, Abacaxi Amazonensis, Caju Brasiliensis, Maracujá Passiflora, Hibisco Aromaticus, Bromélia Botanicus, entre outros que traduzem olfativamente o que seriam os perfumes de uma botânica que sempre despertou grande admiração e desejo internacional. Se levarmos em consideração que, há mais de 500 anos, artistas viajantes, colonizadores e um exército de exploradores europeus que chegavam à terra recém-descoberta sucumbiram às nossas riquezas tropicais, a proposta da coleção de alta perfumaria Aquarela do Brasil é fazer o caminho inverso, atravessando o Atlântico para desembarcar em terras que tradicionalmente se destacam pela produção de perfumes de luxo, dessa vez como protagonista, oferecendo experiências sensoriais exuberantes e tropicais com criações que contam a história de flores coloridas, madeiras imponentes e frutas suculentas brasileiríssimas.
Além da exoticidade de matérias-primas nacionais combinadas com os mais importantes ingredientes da perfumaria mundial, as embalagens dos perfumes de Aquarela do Brasil contam a história de cada espécie botânica que o inspira, além de serem decoradas por uma aquarela artística. A trajetória da Aquarela do Brasil já passa pelos principais endereços da alta perfumaria nacional, estabelecendo seus pontos de venda em endereços importantes, como o emblemático Copacabana Palace, o Fairmont Copacabana e as butiques especializadas em perfumaria de nicho Mell Alta Perfumaria em Goiânia, Fragrance Maison no Espírito Santo e a icônica Neeche Haute Parfumerie em São Paulo.
Em breve, cumprindo com o seu objetivo de conquistar além-mar, estará presente também nas mais importantes feiras internacionais de alta perfumaria de Milão, Cannes e Dubai. O Brasil, que se destaca em tantos segmentos do mercado de luxo internacional, agora se faz presente também no maravilhoso mundo da alta perfumaria.
Matéria publicada na edição 136 da Versatille