“A conquista é celebrada diariamente”, diz Daniela Ota, diretora-geral da Christian Dior no Brasil

Atuantes em áreas de trabalho distintas, Bia Figueiredo, Sauanne Bispo, Camila Achutti e Daniela Ota possuem uma questão em comum: o sucesso profissional

Daniela Ota (Fotos: Rodolfo Custorio)

Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, mais conhecida como Bia Figueiredo, é piloto de automobilismo e se tornou a primeira mulher a vencer uma prova da categoria Indy Lights. Já Sauanne Bispo é especialista em África e executiva do Google. Imersa na  tecnologia, Camila Achutti é CEO da escola Mastertech e criadora do projeto “mulheres na computação”. Grande nome do universo corporativo, Daniela Ota é diretora-geral da Christian Dior no Brasil. 

 

Essas mulheres possuem uma característica essencial que aproxima suas histórias: todas são referência de sucesso profissional. Além disso, elas fazem parte da comunidade Mulheres Inspiradoras, liderada pela empresária Geovana Quadros. Há sete anos no mercado, o grupo é considerado o primeiro movimento de união entre lideranças femininas de diversos segmentos, hoje com mais de 600 CEO’s e empresárias participantes. Um dos objetivos do projeto é a geração de networking e a troca de experiências. De certa forma, suas trajetórias são ferramentas de inspiração. 

 

LEIA MAIS:

 

“No grupo, temos mulheres em carreiras majoritariamente masculinas, então em alguns momentos elas são as únicas em uma sala de reunião. É uma liderança muito solitária. Unidas, elas conseguem compartilhar suas vulnerabilidades e inspirar umas às outras”, explica Geovana sobre a importância da comunidade. Mais do que um impacto interno, no entanto, o objetivo é ter voz diante a sociedade. “Ter representatividade em cargos de liderança de diferentes áreas é primordial para a igualdade de gênero. As mulheres inspiram mudanças reais e são capazes de grandes transformações sociais.” 

 

Em conversa com a Versatille, Bia Figueiredo, Sauanne Bispo, Camila Achutti e Daniela Ota compartilharam momentos importantes de suas carreiras. Confira a seguir:.

 

Daniela Ota – Diretora-geral da Christian Dior no Brasil

 

Rodolfo Custorio

 

Versatille: Você sempre sonhou com a carreira que possui atualmente? Ou ela surgiu ao longo de sua trajetória? 

 

Daniela Ota: Eu sempre quis ser administradora de empresas e trabalhar no mundo corporativo. Me inspirei muito no meu tio e na minha prima, que eram desse universo. Ao mesmo tempo, gostava muito de marketing, então comecei a minha carreira nessa área e depois acabei unindo as duas paixões. Por coincidência do destino ou não, também sempre trabalhei com mulheres, fosse no mercado de beleza ou editorial. 

 

V: Qual foi o maior desafio que enfrentou até o momento em sua trajetória profissional?

 

DO: Conciliar vida pessoal e profissional. Eu sou mãe, tenho duas filhas, também sou casada, e essa arte de equilibrar o tempo é um desafio constante. Depois da maternidade, tudo é ainda mais desafiador. Precisamos priorizar o que é mais importante no momento. 

 

V: E a sua maior conquista profissional?

 

DO: Acho que a conquista é celebrada diariamente. Eu sou muito feliz com a minha carreira porque acordo todo dia motivada e agradecida pela minha trajetória. Não gosto de nomear apenas uma conquista, embora seja especial estar há 15 anos crescendo e fortalecendo a força de trabalho da mesma empresa. 

 

V: Em quem se inspira?

 

DO: A primeira resposta que aparece na minha cabeça são os meus pais, mas também tem a Chieko Aoki, porque ela é uma mulher oriental de muito destaque no universo corporativo. Uma grande referência para mim. Eu ouvia muito suas palestras. Mas, no geral, acho que eu também me inspiro muito nas pessoas com quem convivo. Cada um que eu encontro no meio do caminho me transmite algo. 

 

Rodolfo Custorio

 

V: O que ambiciona realizar nos próximos cinco a dez anos?

 

DO: Para os próximos anos, quero solucionar aquele meu maior desafio, que é conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Além disso, gosto de aprender e me desafiar o tempo todo. Quero novos projetos e áreas para explorar. 

 

V: O que te dá mais prazer no seu trabalho?

 

DO: Trabalhar com pessoas apaixonadas e saber que, como uma uma profissional do mercado de beleza, estou ajudando mulheres e homens a elevarem sua autoestima. Isso é muito gratificante. 

 

V: Qual conselho daria para mulheres que almejam sucesso profissional?

 

DO: Esteja muito aberta para novos desafios e aprendizados, trabalhe bastante e agradeça todo dia pelo que está fazendo. Trabalhar com paixão muda tudo. Aproveite para aprender e ensinar as pessoas à sua volta. Essa troca é superimportante em qualquer carreira. 

 

Por Beatriz Calais

Fotos: Rodolfo Custodio

Make: Pablo Felix

Hair: Kaique Marques

Locação suíte presidencial do tivoli mofarrej são paulo

Tratamento de imagem: Everaldo Guimaraes

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.