Guia Michelin retorna ao Brasil. Conheça os restaurantes estrelados
21 restaurantes brasileiros foram condecorados com estrelas nesta seleção do guia no país
O Guia Michelin, mais antigo e prestigiado guia de gastronomia do mundo, voltou ao Brasil após uma pausa de quatro anos em suas atividades no país e realizou, nesta segunda-feira, 20 de maio, o lançamento de sua edição 2024 para Rio de Janeiro e São Paulo. Para comemorar a ocasião, chefs, empresários e agentes do setor gastronômico se reuniram em uma festa no Copacabana Palace, A Belmond Hotel.
Ao longo do evento, o Guia divulgou a lista de casas escolhidas para a categoria Bib Gourmand (aqueles restaurantes que valem a visita por terem uma boa cozinha e um ótimo custo-benefício), e anunciou um novo prêmio chamado “estrela verde”, que volta os holofotes para as casas que prezam pela sustentabilidade. Nessa última seleção, Tuju, de Iván Ralston; A Casa do Porco, de Janaína Torres e Jefferson Rueda; e Corrutela, de Cesar Costa, foram consagrados.
LEIA MAIS:
- Uma viagem pelo Vale do Itata, região chilena com vinhos surpreendentes
- Por que os meles nativos são um tesouro para a gastronomia brasileira
- 24 eventos gastronômicos para saborear em maio
O principal momento da noite, no entanto, foi o aguardado anúncio dos estabelecimentos que foram reconhecidos com até duas estrelas pelo Guia — ao todo, foram 21 restaurantes condecorados. Segundo o Guia Michelin, as avaliações são feitas por um time de inspetores anônimos que atuam ao redor do mundo. Confira, a seguir, as casas estreladas nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo:
Restaurantes com 2 estrelas:
– D.O.M. (SP)
– Oteque (RJ)
– ORO (RJ)
– Lasai (RJ)
– Tuju (SP)
– Evvai (SP)
Restaurantes com 1 estrela:
– Kinoshita (SP)
– Maní (SP)
– Jun Sakamoto (SP)
– Huto (SP)
– Kan Suke (SP)
– Picchi (SP)
– Mee (RJ)
– Cipriani (RJ)
– San Omakase (RJ)
– Fame Osteria (SP)
– Kazuo (SP)
– Kuro (SP)
– Murakami (SP)
– Oizumi Sushi (SP)
– Tangará (SP)
Por Redação