Dia Mundial do Veganismo: 16 pratos de origem vegetal que merecem a sua atenção

A cidade de São Paulo abriga inúmeros restaurantes com cardápios que contemplam opções excelentes e 100% vegetais

Cogumelo eryngui marinado, creme de castanha e amendoim, do Corrutela (Foto: Pedro Ferrarezzi) 

Embora o veganismo tenha ganhado espaço real no mercado apenas nos últimos anos, já faz tempo que esse movimento acontece. Foi em meados do século passado, em novembro de 1944, na Inglaterra, que a The Vegan Society nasceu. Embora o estilo de vida já tivesse dado seus passos antes desse surgimento, foi apenas após a criação oficial da sociedade que alguns avanços começaram a acontecer.  

 

Por conta disso, em 1994, em comemoração aos 50 anos da sociedade, foi decretado que o dia 1 de novembro seria considerado o Dia Mundial do Veganismo — e aqui estamos, celebrando essa data com uma certeza em mente: em 2023, em meio à movimentada e renomada gastronomia da cidade de São Paulo, é fácil encontrar opções veganas deliciosas em diversos restaurantes, sejam eles somente veganos ou não.  

 

LEIA MAIS

 

O mesmo acontece com os comensais. Veganos ou não, muitos pratos com origem vegetal merecem a sua atenção e prometem surpreender com a explosão de sabores que propiciam. “Temos visto cada vez mais pessoas priorizando os vegetais, mesmo sem necessariamente serem vegetarianas ou veganas”, diz a chef Giovanna Grossi, do restaurante Animus. “A nossa proposta é mostrar que os vegetais podem ser gostosos, cheios de sabor e que, assim como as carnes, só precisam ser bem trabalhados.”  

 

Pensando nisso, a Versatille selecionou alguns pratos de origem vegetal que merecem a sua atenção em uma próxima experiência gastronômica. Confira a seguir:  

 

Cenouras coloridas assadas, do Quincho  

 

(Foto: Bruno Geraldi)

 

Inaugurado em 2018, o Quincho Cozinha e Coquetelaria é o restaurante da chef Mari Sciotti, que defende uma cozinha vegetariana saborosa, autoral e que prima por ingredientes de qualidade e de fornecedores locais. Entre os pratos veganos da casa, há as cenouras coloridas assadas (doces cenouras servidas com hommus de pistache, pistache caramelizado e dukkah).  

 

Endereço: Rua Mourato Coelho, 1140, Pinheiros 

 

Repolho na brasa com creme de castanha de caju e chutney de tomates assados, do Animus  

 

(Foto: Thays Bittar)

 

Conhecido por sua cozinha autoral e criativa, o novo menu do restaurante Animus, da chef Giovanna Grossi, garante um bom destaque para os vegetais. Duas sugestões de sucesso entre os comensais, veganos ou não, são o repolho na brasa com creme de castanha de caju e chutney de tomates assados, e o arroz, que explora diferentes texturas e sabores da cebola: caramelizada, picles, crispy e brulée. Para finalizar, ainda há o bolo de azeite com limão-siciliano, calda de fava de aridan e praliné de pistache.   

 

Endereço: Rua Vupabussu, 347, Pinheiros 

 

Arroz vegano, do Varal 

 

(Foto: Divulgação)

 

O Varal, bar que ocupa uma charmosa casa dos anos 40 na região de Pinheiros, tem algumas ofertas de pratos sem ingredientes de origem animal. A couve-flor gratinada chega à mesa sobre uma camada de hommus de pimentão defumado e é finalizada com farofa de pão e raspas de limão siciliano. Já entre os pratos principais, o arroz vegano está entre os mais pedidos e é feito com cogumelos, tomate cereja, azeitona, berinjela defumada, agrião e batata palha da casa. 

 

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 636, Cerqueira César 

 

Lasagna de abobrinha, da Bráz Trattoria 

 

(Foto: Divulgação)

 

Engana-se quem pensa que os veganos não tem espaço em uma cozinha tipicamente italiana. Na Bráz Trattoria, a dupla de pratos que leva o nome da casa – Pizza Bráz e Lasagna Bráz –, agrada os adeptos às dietas sem itens de origem animal. A pizza leva como cobertura molho de tomate, fatias de abobrinha ao alho e queijo vegano, enquanto a lasanha é feita de abobrinha, molho de tomate, queijo cremoso e parmesão, ambos veganos. 

 

Endereço: Al. Ministro Rocha Azevedo, 72 

 

Saishoku omakase, do Aizomê 

 

Apenas na unidade dos Jardins, a chef Telma Shiraishi, do Aizomê, oferece o saishoku omakase, um menu-degustação de sete etapas baseado no shojin ryori, a culinária vegana e vegetariana de inspiração budista. Um dos pratos frequentes no omakase é o sobamaki (rolinhos de macarrão de trigo sarraceno, cará, umê, shisô e nori, em caldo com matchá). O menu completo custa R$ 290 por pessoa.
 

Endereço:  Japan House – Av. Paulista, 52 – 2ª andar – Bela Vista
 

 

Pizza com creme de abóbora, couve frita, picles de cebola roxa e farofa de castanha e alho, da QT Pizza Bar 

 

(Foto: Divulgação)

 

A QT Pizza Bar conta com duas opções veganas – uma delas é criação exclusiva da casa, e a outra é uma clássica receita italiana. A Vegana leva creme de abóbora, couve frita, picles de cebola roxa e farofa de castanha e alho. Já a Marinara leva como cobertura molho de tomate, manjericão, alho e azeite. 

 

Endereço: Al. Ministro Rocha Azevedo, 1096, São Paulo  

 

Gnocchi de mandioquinha, leite de castanha e cogumelos defumados, do 31 restaurante  

 

(Foto: Gabriela Queiro)

 

À frente do 31 restaurante, o chef Raphael Vieira busca questionar o sistema alimentar ao apostar em um menu autoral, rotativo e sazonal, criado a partir de ingredientes orgânicos, garimpados de pequenos produtores, e pensados para serem aproveitados em sua totalidade.A casa possui diversos pratos veganos no cardápio à la carte, como: cogumelos eryngui grelhados e pasta de alho, crocante de alga, salada grelhada e vinagrete de fruta), risoto de salicornia, gnocchi de cogumelos, cozido de grão de bico e vegetais assados, sorbets e o arroz doce de amazake com doce de banana. Outro diferencial é a oferta de um menu-degustação inteiramente vegano, atualmente em temporada de Primavera, que custa a partir de R$ 195 por pessoa.  

 

Endereço: Rua Rego Freitas, 301, Centro 

 

Arroz cremoso de cogumelos, do Vista Ibirapuera  

 

(Foto: Divulgação)

 

Com uma das melhores vistas da capital paulistana, o Vista Ibirapuera também surpreende pelas ofertas de seu cardápio e figura como uma ótima opção para veganos — e não veganos — que buscam aproveitar um prato mais focado em ingredientes vegetais. Nesse caso, o arroz cremoso de cogumelos é a pedida ideal para quem visita a casa.  

 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8o andar – Vila Mariana 

 

Spaghetti de abobrinha, do Estela Passoni  

 

(Foto: Divulgação)

 

O Estela Passoni, restaurante de cozinha saudável em Pinheiros, prioriza o uso de verduras e vegetais em seus preparos. Dentre as possibilidades veganas, é possível encontrar o Burger de lentilha com cogumelos e nozes acompanhado de salada de brócolis ao molho asiático e mini saladinha de folhas e cenoura julienne; o Veggie xadrez com tofu, legumes e arroz integral; o Spaghetti de abobrinha acompanhado de almôndegas de cogumelos ao molho de tomate; o Quibe de quinoa com abóbora; a Polenta light a base de abóbora acompanhada de ragu de lentilhas e cogumelos; e o Strogonoff de legumes com creme de inhame, batata doce assada, arroz cateto e vermelho com amêndoas. 

 

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 621, Pinheiros 

 

Ensopado de grão de bico, do Arturito  

 

(Foto: Nani Rodrigues)

 

A casa da chef Paola Carosella está aberta desde 2008, mas não deixa de inovar quando o assunto é criatividade na cozinha. Um dos pratos veganos mais famosos do cardápio é o ensopado de grão de bico, que é acompanhado por abóbora, espinafre com ajo blanco, coentro, castanha de caju e pimenta.  

 

Endereço: R. Artur de Azevedo, 542, Pinheiros 

 

Cogumelo eryngui marinado, creme de castanha e amendoim, do Corrutela 

 

(Foto: Pedro Ferrarezzi)

 

Um dos restaurantes mais sustentáveis de São Paulo, o Corrutela possui uma cadeia produtiva formada, principalmente, por pequenos fornecedores de hortaliças e ingredientes orgânicos. Mesmo nos pratos que possuem origem animal, o cuidado com a proveniência de cada alimento é presente. No entanto, para aqueles que querem se surpreender com o sabor de um prato 100% vegetal, a casa oferece uma entrada especial: cogumelo eryngui marinado com creme de castanha e amendoim.  

 

Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena 

 

Couve-flor com abóbora, grão de bico e sésamo, do Cora 

 

(Foto: Nani Rodrigues)

 

Inaugurado em 2021 e comandado pelo chef argentino Pablo Inca, o Cora tem o objetivo de oferecer pratos despretensiosos, saborosos e sem modismos. Com pratos para todos os gostos, a casa surpreende pela criatividade na harmonização de seus sabores. Entre os pratos vegetais, um dos mais famosos é a couve-flor com abóbora, grão de bico e sésamo.  

 

Endereço: R. Amaral Gurgel, 344 – 6ºandar, Vila Buarque 

 

Repolho na brasa, creme azedo de amêndoas, óleo de limão e dill, do Cepa  

 

(Foto: Divulgação)

 

Embora o Cepa tenha parte de sua origem muito ligada aos frutos do mar, o restaurante também faz sucesso quando o assunto é vegetais. Para quem estiver pensando em visitar a casa, uma boa escolha é o repolho na brasa com creme azedo de amêndoas, óleo de limão e dill.  

 

Endereço: R. Antônio Camardo 895 antigo n.15, Vila Gomes Cardim 

 

Palmito na brasa com purê de castanha de caju, do Feriae 

 

(Foto: Helena Rubano)

 

Foi na busca por um projeto que contribuísse na redução do impacto da alimentação no meio ambiente que o empresário Pedro Bresser e o chef colombiano Mario Panezo se uniram para criar, do zero, o conceito do Feriae, restaurante baseado em uma cozinha sazonal e com aproveitamento total dos alimentos. Com um cardápio extenso e diverso, um dos pratos de grande sucesso é o palmito na brasa com purê de castanha de caju, farofa de pupunha e picles de palmito.  

 

Endereço: R. Padre Carvalho, 171, Pinheiros  

 

L’Assiette Falafel de la Maison, do Votre  

 

(Foto: Angelo DAlbó)

 

Comandado pelos sócios Chico Farah e Pedro Grando, o Votre Brasserie apresenta uma cozinha francesa descontraída, criativa e autoral. Entre tantas criações, a casa também conta com pratos de origem vegetal para honrar os veganos de plantão. Uma das escolhas mais famosas é o L’Assiette Falafel de la Maison, um prato feito com falafel, hommus, couve-flor assada e tomate confitado – acompanha pão pita. 

 

Endereço: R. Natingui, 1520, Pinheiros 

 

Pulled Pork, do GreenKitchen  

 

(Foto: Reprodução Instagram)

 

Único restaurante 100% vegano da lista, o GreenKitchen surpreende pela extensa gama de opções em seu cardápio. São lanches, pratos e petiscos que demonstram o quanto os vegetais podem proporcionar experiências gastronômicas saborosas e surpreendentes para todos: veganos ou não. No menu, um dos destaques é o Pulled Pork, feito com carne desfiada de porco vegetal, coleslaw, rúcula, cebola roxa, pimentão vermelho, picles de pimenta jalapeño e pão de fermentação lenta.  

 

Endereço: Rua Benjamin Egas, 275, Pinheiros  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.