7 passeios culturais em São Paulo que vão além das paredes dos museus

Peças teatrais e musicais estão entre as opções

Reprodução @wickedbrasil (Foto de João Caldas @joaocaldasfilho)

A cidade de São Paulo oferece uma vasta gama de opções para quem gosta de passeios culturais. Nos últimos meses, a Versatille direcionou os holofotes para a agenda de exposições da cidade, como a mostra imersiva sobre a trajetória da artista Frida Kahlo e a SP – Arte, a maior feira de arte contemporânea da América Latina. No entanto, para além das exposições de arte, a capital também oferece outras opções de passeios culturais, como teatros, musicais e orquestras 

 

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), por exemplo, foi criada em 1954 e desde então possui uma agenda ativa de apresentações pela capital, tendo papel de destaque no cenário sinfônico nacional e internacional. Há apresentações diversas ao longo de todos os meses do ano — para aqueles que gostam desse estilo de passeio, não existem desculpas para deixar de prestigiar.  

 

LEIA MAIS: 

 

No entanto, as peças de teatro e os musicais possuem um tempo específico para ficar em cartaz. Nesse caso, é preciso prestar atenção nas datas e adquirir o ingresso o quanto antes. Pensando nos próximos meses, a Versatille separou algumas indicações de passeios culturais por São Paulo que vão além das paredes dos museus. 

 

Confira a seguir:  

 

“Wicked: A história não contada das Bruxas de Oz”, no Teatro Santander 

 

Reprodução @wickedbrasil (Foto de João Caldas @@joaocaldasfilho)

 

Uma das criações mais famosas da Broadway, “Wicked: A história não contada das Bruxas de Oz” já foi declarado o melhor musical da década pela revista “Entertainment Weekly” e classificada como um fenômeno cultural pela “Variety”. Gerando grande interesse, a peça já vendeu quase todos os ingressos de sua primeira temporada e já abriu novas datas para suprir a alta demanda.  

 

Agora, os paulistanos têm até o dia 23 de julho — caso não surjam novas datas — para conferir o espetáculo, que conta a história de duas bruxas, Elphaba e Glinda, que precisam tomar uma decisão capaz de mudar completamente suas vidas após um encontro com o Mágico de Oz. Os acontecimentos são anteriores ao aparecimento da famosa personagem Dorothy, protagonista de “O Mundo de OZ”.  

 

Serviço:  

Local – Teatro Santander, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi 

Data – 13 de abril a 23 de julho  

 

“Cabaret das Polacas”, na Casa Museu Ema Klabin  

 

Divulgação

 

O espetáculo Cabaret das Polacas é baseado na história real de jovens judias, oriundas de aldeias pobres do Leste Europeu, que foram forçadas pelas circunstâncias a se prostituir quando chegaram ao Brasil. Com concepção, produção e roteiro da cantora e compositora Nicole Borger, o musical gratuito acontece no dia 15 de abril, das 17h às 18h, e tem 100 lugares presenciais disponíveis — além disso, também será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.   

 

Para realizar o musical, a cantora e compositora Nicole Borger dedicou-se a uma intensa pesquisa de repertório em Buenos Aires, Nova York e São Paulo e levantou diversas canções do período — algumas cômicas e outras dramáticas. O espetáculo é formado por Ahuva Flit, Rafael Zolko e Nicole Borger (canto e dramatização) e pelos instrumentistas Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e André Fajersztajn de Almeida (clarinete). A direção cênica é de Leslie Marko e cenário e produção de Yara Leite e Adriana Amorim.  

 

Serviço:  

Local – Casa Museu Ema Klabin, R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo 

Data: 15 de abril, das 17h às 18h  

  

“Mãos Trêmulas”, no Sesc Pinheiros   

 

Foto: Noelia Nájera

 

Com texto de Victor Nóvoa e direção de Yara de Novaes, a peça apresenta uma mulher e um homem que, por conta de suas mãos trêmulas e idade avançada, são descartados pela sociedade. Na trama, ela é uma costureira que trabalhava com produções teatrais e ele um ajudante de cozinha. Os dois se encontram na vida após perderem seus trabalhos. Morando juntos, mas sem perspectivas financeiras, eles criam estratégias para evitar mais um processo de despejo. 

 

Protagonizada por Cleide Queiroz e Plínio Soares, a peça foi premiada pela II edição do prêmio dramaturgias em processo do TUSP e, com proponência da produtora Catarina Milani, foi contemplada pela 15ª edição do Prêmio Zé Renato. A peça estreia em um momento em que o etarismo está pautado na mídia e nas discussões sociais. Para os produtores da peça, a coincidência do timing escancara uma realidade que sempre aconteceu longe dos holofotes.  

 

Serviço:  

Local – Sesc Pinheiros – Auditório – 3º andar – Rua Paes Leme, 195, Pinheiros 

Data – 13 de abril a 6 de maio  

 

“Lá Vem Ela”, no Teatro Unimed  

 

Divulgação

 

Para os fãs de Rita Lee, a peça “Lá Vem Ela” é uma verdadeira ode à estética da famosa cantora. Uma obra coreográfica com idealização e direção artística de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta, a composição teatral explora as marcas de deboche, humor, sensualidade, feminilidade e representatividade de Rita Lee.  

 

De forma resumida, “Lá Vem Ela” é um espetáculo de dança inspirado no discurso estético irreverente de uma das mulheres mais revolucionárias do cenário pop-rock brasileiro. Em cena, três dançarinas e seus corpos mutantes dialogam com a inspiradora criatividade das músicas da artista, que há mais de 50 anos convida o público para “arrombar a festa” e “bailar como se baila na tribo”.  

 

Serviço:  

Local – Teatro Unimed, Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo 

Data – de 31 de março a 30 de abril de 2023 

 

“Ney Matogrosso – Homem com H”, no Teatro Procópio Ferreira 

 

 

O musical “Ney Matogrosso – Homem com H” já esteve em cartaz para o público paulistano e foi um sucesso de vendas e de elogios da crítica especializada. Pelo burburinho positivo gerado, a peça passa por mais uma temporada em São Paulo — no entanto, há poucos dias para conferir o espetáculo, visto que ele está em cartaz até o dia 23 de abril.  

 

O espetáculo tem texto de Emilio Boechat e Marília Toledo, que assina também a direção ao lado de Fernanda Chamma, e direção musical de Daniel Rocha. O cantor camaleônico Ney Matogrosso, grande homenageado no musical, é vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator, por este papel. 

 

O elenco ainda conta com Vinícius Loyola (Cazuza), Hellen de Castro (Rita Lee), Marcel Octávio (Gérson Conrad), Arthur Berges (Vicente Pereira), Bruno Boer (cover Ney Matogrosso), Murilo Armacollo (Ney jovem), entre outros.  

 

Serviço:  

Local – Teatro Procópio Ferreira.  R. Augusta, 2823 – Cerqueira César, São Paulo 

Data: 17 de março a 23 de abril de 2023 

 

“JUDY – O arco-íris é aqui”, no Teatro FAAP 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CENA MUSICAL (@cenamusical)

 

Indicado aos Prêmios CESGRANRIO 2022 de melhor atriz em musical — pela atuação da protagonista Luciana Braga — e melhor direção musical, o espetáculo “JUDY – O arco-íris é aqui” foi criado em comemoração ao centenário da lendária atriz e cantora Judy Garland. Estrela da era de ouro de Hollywood, Judy ficou eternizada por papéis como Dorothy, no filme “O Mágico de Oz” (1939), e pela sua interpretação para a canção “Over The Rainbow”, que se tornou um dos grandes marcos de sua carreira.  

 

Com direção de Flavio Marinho, a peça busca entrelaçar, de forma não linear, a biografia de Judy com a história pessoal de Luciana Braga, numa metalinguagem que navega entre passado e presente, ficção e realidade. Ao longo do espetáculo, diversas músicas emblemáticas que marcaram a carreira da norte-americana são apresentadas ao público.  

 

Serviço:  

Local – Teatro FAAP, Rua Alagoas, 903 – Higienópolis 

Data –  Temporada: 7 de abril a 28 de maio. De sexta e sábado 20h e domingos às 18h 

 

“Bonnie & Clyde”, no 033 Rooftop do Teatro Santander 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CENA MUSICAL (@cenamusical)

 

Mais um clássico do cinema, “Bonnie & Clyde” é, provavelmente, a história de amor bandido mais famosa de todos os tempos. No palco, sob a direção de João Fonseca — com trilha sonora comandada por Thiago Gimenes e coreografia por Keila Bueno —, o espetáculo se baseia na audácia dos célebres gângsteres que conquistaram o cinema da década de 1960.  

 

É a primeira vez que a adaptação, que estreou em San Diego em 2009, chega à América Latina. Nesse meio tempo, a peça já passou pela Broadway em 2011 e conquistou duas indicações ao Tony Awards, além de três ao Outer Critics Circle Awards e cinco ao Drama Desk Awards, ambos na categoria Melhor Novo Musical.  

 

Produzido pela Del Claro Produções e pela H Produções Culturais, o musical é apresentado pelo Ministério da Cultura com patrocínio de Esfera e Santander Seguros e Previdência.  

 

Serviço: Local – 033 Rooftop do Teatro Santander, Complexo JK Iguatemi — Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – São Paulo 

Data – 10 de março a 14 de maio de 2023 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.