8 livros para colocar na lista de leituras de 2023
A Versatille conversou com leitores assíduos para saber quais são suas indicações literárias para os próximos meses
Assim como “não desistir da academia”, a meta de “ler mais” é uma das mais clássicas em toda virada de ano. Todos sabem o quanto a leitura possui impactos positivos para a mente, mas nem sempre é fácil criar o hábito de ler frequentemente. Mas, muitas vezes, a escolha do livro ideal, que realmente prende a atenção, é o segredo para se aproximar da meta.
Pensando nisso, a Versatille conversou com dois leitores assíduos – Pedro Pacífico, do projeto Bookster, e Rodrigo de Lorenzi, do Instagram O Moço do Vinho — que compartilharam suas indicações para os próximos meses. Além disso, nossa própria equipe também recomendou algumas leituras destaques para 2023. Confira a lista a seguir:
LEIA TAMBÉM:
- Quem era Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de obras de arte do Brasil
- Por que a família real britânica gera tanta curiosidade ao redor do mundo
- 5 filmes e séries que mostram a vida dos chefs de cozinha
O Parque das Irmãs Magníficas
Autor: Camila Sosa Villada
Indicação: Pedro Pacífico
“Foi uma das minhas melhores leituras de 2022. É um livro escrito por uma autora argentina, uma mulher trans, e ela conta a história de travestis que trabalham em um parque em Córdoba, expondo o preconceito sofrido diariamente. À margem da sociedade, elas acabam tendo que se submeter a coisas muito complicadas para sobreviver. É um livro brutal, mas a escrita é muito linda e sensível.”
Ciranda de Pedra
Autor: Lygia Fagundes Telles
Indicação: Pedro Pacífico
“A Lygia é uma das minhas autoras favoritas e ela faleceu no ano passado, então é uma autora que precisa ser mais lida e valorizada pelos leitores brasileiros. Temos o privilégio de ter uma autora tão incrível que escreve no nosso idioma. Nesse livro, ela revela uma história de conflitos familiares a partir da perspectiva de uma jovem garota. Para mim, a Lygia escreve muito bem sobre sentimentos humanos.”
Solitária
Autor: Eliana Alves Cruz
Indicação: Pedro Pacífico
“Esse é um livro que eu não li ainda, mas estou louco para ler, por isso coloco nessa lista. Todos estão falando muito bem e ele promete trazer um tema muito atual, já que as protagonistas são mãe e filha, empregadas domésticas que trabalham na casa de pessoas ricas. É uma obra que retrata esse contraste social e ainda se aprofunda no mistério de um crime. Um livro que promete muito em 2023.”
Uma Noite na Itália
Autora: Lucy Diamond
Indicação: Rodrigo de Lorenzi
“Um livro leve e engraçado para quem gosta de histórias que deixam o coração quentinho. Seguimos Catherina, Anna e Shopie. Três mulheres que estão vivendo suas vidas cheias de percalços, até que um acontecimento inesperado faz com que as três venham a se conhecer. Ótima opção para se ler nas férias.”
Luzes de Emergência Se Acenderão Automaticamente
Autora: Luisa Geisler
Indicação: Rodrigo de Lorenzi
“O livro acompanha o jovem Henrique, gaúcho de vinte e poucos anos que vive em Canoas. Após o melhor amigo dele sofrer um acidente e ficar em coma, ele passa a escrever cartas a fim de atualizá-lo sobre o que aconteceu durante o tempo em que passou desacordado, ao mesmo tempo em que tenta entender as coisas ao redor. A vida de Henrique começa a ficar mais “complicada” quando ele conhece Dante em uma festa, um jovem com quem ele acaba se relacionando. A descoberta da vida sexual e os preconceitos contra ele mesmo surgem e se misturam com outras questões. Uma linda obra que fala sobre gerações, juventude e descobertas.”
Olhai os Lírios do Campo
Autor: Erico Veríssimo
Indicação: Rodrigo de Lorenzi
“Um clássico da nossa literatura que continua bastante atual ao discutir como a ganância por dinheiro e status pode nos afastar dos nossos verdadeiros valores. Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a muito custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama.”
INDICAÇÕES VERSATILLE:
O Som do Rugido da Onça
Autor: Micheliny Verunschk
Vencedor do Prêmio Jabuti de 2022 na categoria “Romance Literário”, o livro “O Som do Rugido da Onça” merece a atenção dos leitores em 2023. O romance escrito por Micheliny Verunschk acompanha a história de duas crianças indígenas raptadas no Brasil no século XIX. Com uma construção fictícia, mas inspiração na base histórica, a obra é inteligente e emocionante.
A mandíbula de Caim
Autor: Edward Powys Mathers
O livro inglês foi escrito há 90 anos, mas recentemente conquistou o primeiro lugar na lista de mais vendidos no Brasil. Relançada no fim de 2022 pela Intrínseca, a obra enigmática chegou a vender 3,6 mil cópias em uma semana, segundo a Publish New. No TikTok e no Instagram, é possível encontrar diversos leitores tentando resolver os seis assassinatos escondidos aleatoriamente entre as páginas. Um livro realmente diferente, em que a história não segue o fluxo comum, mas uma boa opção para aqueles que adoram um quebra-cabeça.
Por Beatriz Calais