Éco-horlogerie: conheça os relógios sustentáveis do Watches & Wonders 2021
A alta relojoaria passa a apostar em peças feitas de materiais certificados e reciclados, além de investir em projetos de preservação
É provável que você, leitor, não conheça o termo éco-horlogerie. Nem eu mesmo conhecia. Na verdade, é uma invenção minha para nomear esta página e a nova categoria de relógios que vimos serem apresentados durante o Watches & Wonders 2021. Muitas são as iniciativas de sustentabilidade presentes nas maisons. Chopard, por exemplo, possui todas as suas peças – joias e relógios – feitas de ouro certificado, chamado Ethical Gold, que atesta as condições de origem do material antes de chegar à manufatura. Existem também projetos de preservação de florestas nos arredores das maisons, ou mesmo o tratamento da água usado em todo o processo de produção dos relógios.
LEIA MAIS:
- A marca Ginger, de Marina Ruy Barbosa, celebra 1 ano com nova coleção
- Conheça a trajetória da estilista Simone Nunes
- Nova edição da Versatille apresenta editorial da Sease focado em inovação e sustentabilidade
O grande destaque do ano ficou com a Panerai, com o modelo Submersible eLab ID, que possui 98,6% de seu peso total elaborado a partir de material reciclado. Isso inclui até mesmo itens de seu mecanismo e o cristal de safira. “Para a Panerai, é um enorme compromisso reduzir seu impacto ambiental. Chegamos ao mercado com dois produtos sustentáveis. É um projeto ecológico, como um guarda-chuva”, conta Alvaro Maggini, diretor criativo da companhia. Nenhum produto final havia chegado ao mercado com tão grande porcentagem de itens reciclados. E mais: com uma estratégia de comunicação a respeito da preocupação com a origem da matéria-prima.
Cartier apresentou o Tank Must Solar Beat, primeiro relógio movido a energia fotovoltaica da grife, que fez seu grande début na simbólica linha Tank. A IWC, por sua vez, apresentou o Timbertex. Sua pulseira é elaborada com 80% de fibra natural de papel, 100% colorida com corantes naturais e feita a mão na Itália. “O consumidor exige qualidade. O produto deve ser absolutamente lindo e ter um ótimo toque na pele. São detalhes como esses que fazem a diferença. Não basta ser reciclado”, descreve Christoph Grainger-Herr, CEO da companhia.
Conheça mais detalhes dos relógios sustentáveis na próxima página.
Panerai Submersible eLab ID
A sustentabilidade vem desde a caixa, elaborada em EcoTitanium, uma liga de titânio feita com 80% de material reciclado. O projeto é resultado de uma parceria da Panerai com outras nove marcas que entregam peças como partes do mecanismo de silício, ligas de aço, o cristal de safira e até mesmo o material luminescente que reveste os indicadores. A pulseira é de plástico reciclado. O resultado é um elegante relógio de mergulho, em tons de cinza com detalhes em azul, que fornece uma resistência de até 300 metros sob a água.
IWC TimberTex Watch Strap
Apresentada antes mesmo do Watches & Wonders, a pulseira TimberTex foi uma iniciativa pioneira de 2021. O processo de criação do produto teve início em 2018. “Queríamos algo vegano e verde, um material feito a partir de produtos naturais. Então, focamos nossas pesquisas no processamento de papéis novos ou reciclados”, descreve Ivo Malacarne, gerente do departamento de pulseiras e acessórios da IWC. A celulose é originária de plantações sustentáveis da Escandinávia e Áustria; já as costuras são feitas de fios e microfibra reciclados. A nova pulseira está disponível em alguns modelos da linha Português e Portofino nos tons de azul, marrom e preto.
LEIA MAIS:
- Christian Louboutin apresenta nova coleção masculina inspirada no Brasil
- Conheça a nova coleção de alta joalheria da Bvlgari
- O brasileiro por trás da maior coleção de peças desenhadas por Gianni Versace
Cartier Tank Must Solar Beat
O lançamento de Cartier é movido a energia solar, e, com isso, a marca afirma que o tempo médio para que o relógio precise passar por manutenção seja de 16 anos. Isso significa menor custo para o proprietário e menor geração de lixo, o que acontece com o descarte de baterias comuns. Os algarismos romanos posicionados no mostrador são os responsáveis pela recepção da luz que carregará a bateria para o funcionamento das indicações que, neste modelo, são de horas e minutos. A pulseira é feita de couro de sobras de maçãs da indústria alimentícia europeia. O relógio está disponível em dois tamanhos diferentes: o maior possui 33 x 25,5 milímetros e o menor conta com 29,5 x 22 milímetros.
Por Raphael Calles