As primeiras hamburguerias fundadas em cinco cidades do mundo
Celebrando o Dia do Hambúrguer, separamos as primeiras lanchonetes a ter um hambúrguer no menu em São Paulo, Nova York, Tóquio, Londres e Toronto
Um dos pratos mais conhecidos ao redor do mundo é, sem dúvidas, o hambúrguer. Criado há mais de um século por alemães da cidade de Hamburgo, o sanduíche conquistou o gosto popular e ganhou diversas versões, como a com carne suína, de frango e vegetal. O tradicional lanche espalhou-se pelo mundo e chegou a cada país em momentos diferentes da história, levando com ele o surgimento de hamburguerias.
LEIA MAIS
- Confeitaria ganha protagonismo na gastronomia e na vida de chefs de cozinha
- Alain Ducasse deixa comando da cozinha do hotel Plaza Athénée
- Trufa, turfa ou tartufo? Entenda as diferenças entre cada um
Para comemorar o Dia do Hambúrguer, celebrado nesta sexta (28), separamos as primeiras lanchonetes de cinco cidades ao redor do mundo a ter um hambúrguer no menu. Veja a seguir.
São Paulo
A hamburgueria mais antiga de São Paulo é a Chicohamburger, localizada em Moema, na avenida Ibirapuera. Fundada em meados de 1963, ela foi a primeira lanchonete com hambúrguer no cardápio. Na época, os pratos que fizeram sucesso – e fazem até hoje – foram o cheese salada, o cheese bacon e o milk shake. Outro destaque incorporado ao cardápio desde então foi o cheese burger catupiry.
Nova York
O primeiro registro de um hambúrguer em um menu em Nova York foi no restaurante alemão de Auguste Ermisch, em 1873, que encerrou as atividades. É o que diz o historiador Andrew F. Smith no livro “Hamburger: A Global History”, de 2008. Já a primeira hamburgueria foi a Burger Heaven, originalmente batizada de The Beefburger, quando foi fundada em 1943. Ela foi permanentemente fechada em fevereiro de 2020.
Tóquio
A história de uma das primeiras hamburguerias em Tóquio tem relação com o pós-guerra. Criado por Johnny Wetzstein em 1950, com o menu batizado de “N° 1 Tokyo Hamburger” (“o melhor hambúrguer de Tóquio”, em tradução livre), o estabelecimento era frequentado por soldados norte-americanos e diplomatas, com um público quase totalmente estrangeiro.
LEIA MAIS
- Os 12 restaurantes mais aguardados pelos foodies
- Pratos para compartilhar viram tendência em restaurantes de chefs consagrados
- 4 marcas brasileiras de café especial para quem ama a bebida
Londres
Um dos primeiros registros de uma hamburgueria em Londres é da lanchonete Wimpy. Chamado de Wimpy Bar à época, o estabelecimento foi aberto em 1954 no centro comercial Lyon’s Corner House. Hoje, tornou-se uma franquia internacional de restaurantes, presente em 23 países.
Toronto
Uma das hamburguerias mais antigas de Toronto foi fundada em 1967 na grande área multicultural chamada Scarborough. A lanchonete, denominada Johnny’s Hamburger, oferece hambúrguer clássicos, junto de algumas variações, como o de costela (Steak on a Kaiser) e o de frango (Chicken Burger).
Por Redação Versatille