Conheça os 8 melhores gins do mundo em 2020
O ranking para avaliar as milhares de garrafas produzidas anualmente é feito pela prestigiada International Wines & Spirits Competition (IWSC)
Por Maria Alice Prado
O gin é cada vez mais a pedida favorita de muitos na hora de relaxar, refrescar ou simplesmente apreciar um bom drink. A fama do destilado não é pouca: até a Rainha Elizabeth II resolveu lançar uma versão exclusiva da bebida em nome da Família Real britânica.
Para além de gostos e sabores, o gin, de fato, é a categoria de destilados brancos que mais cresce no mundo. Só no ano passado, 648 milhões de litros da bebida foram vendidos ao redor do mundo, totalizando US$ 12,9 bilhões em vendas.
A estimativa é que esses números englobem cerca de 6 mil marcas diferentes de gin, fabricados em 68 países – isso significa ultrapassar a produção de uísque e de vodca.
LEIA TAMBÉM:
- Diageo compra marca de gin de Ryan Reynolds e amplia seu portfólio premium
- Bar em casa: 4 lugares de São Paulo que entregam o drink perfeito
- 3 drinks com vinhos para saborear no inverno ameno brasileiro
- Família real britânica lança gin criado pela Rainha Elizabeth II
- Da origem às harmonizações, curso online desvenda o mundo dos vinhos
Em meio a tanta diversidade de ingredientes e composições criativas, a International Wines & Spirits Competition (IWSC), um dos mais prestigiados rankings de vinhos e destilados do mundo, elege anualmente os melhores gins do mundo segundo o comitê especializado da competição.
Dentre as mais de 800 versões submetidas à IWSC para avaliação, confira os 8 gins que receberam medalha de ouro em 2020!
1 – Boulder Spirits, Barreled Ginskey Gin
Criado a partir de uma combinação de 11 vegetais orgânicos como camomila, hibisco e chá verde Sencha, o “Ginskey” – nome que faz menção à mistura de gin com uísque – é feito nos EUA, tem 47% de teor alcoólico e é amadurecido em barris de carvalho americano virgem por dois anos. O processo é semelhante ao do uísque bourbon.
2 – Stone Grange, Elg No. 1 Gin
O Elg No. 1 é quase uma raridade dinamarquesa: esse gin é produzido em lotes de apenas 1.250 garrafas. Os ingredientes utilizados na base da bebida são tradicionais, mas o toque único é conferido por cenouras da região escandinava. Zimbro, limão, cardamomo e coentro completam a composição. O gin possui 47.2% de teor alcoólico.
3- BeauFort Spirit, Fifty-Seven Smoked Sipping Gin
Este gin britânico se destaca pelo alto teor alcoólico, chegando a 57%. É dessa característica que surge o apelido do gin, que se configura no “estilo marinho”.
Os navios da marinha britânica testavam o teor de suas bebidas misturando-as com pólvora. Se a substância queimasse com uma chama azul constante, a força do destilado estaria por volta dos 57%. Se a pólvora explodisse, a bebida estava com teor alcoólico muito alto. Na medida certa, o gin leva infusão de carvalho queimado, nogueira, pimenta rosa, pimenta do tipo Szechuan e óleos cítricos.
LEIA TAMBÉM:
- Curadoria entrega em casa vinhos especiais de seleções personalizadas
- Paola Carosella ensina a receita do verdadeiro estrogonofe
- 3 receitas fitness e muito gostosas para o lanche da tarde
4- Withers Gin, G1
Novo no ramo da produção de gin artesanal, o Withers Gin da G1 é feito na Inglaterra e possui um teor alcoólico mais leve se comparado aos demais, chegando em apenas 40%. Com oito botânicos na composição, como zimbro, raspas de grapefruit rosa e viola tricolor, a bebida traz também aromas de pimenta branca, pinho e limão.
5- Stranger & Sons, Indian Spirited Gin
Diretamente de terras indianas, o Indian Spirited Gin é aromatizado com ingredientes locais, como uma pimenta da Índia e a Gondhoraj, uma fruta cítrica típica da região de Calcutá. O resultado é um gin de 42.8% de teor alcoólico, picante e doce, com adição de toques florais.
6- Monterey Distillery, Monterey Gin
Feito nas margens do rio Helford, em Cornwall, o britânico Monterey Gin usa pinheiros importados da região de Monterey, Califórnia. A composição traz onze botânicos, como espinheiro marítimo e erva-mate. Em relação aos aromas, são adicionados toques de coentro e limão. Essa versão segue a linha dos clássicos London Dry Gin e possui 43% de teor alcoólico.
LEIA TAMBÉM:
- 4 receitas doces e salgadas preparadas com café
- Jamie Oliver’s Diner: os hambúrgueres do chef britânico agora também em SP
- Avocado toast: 3 receitas do snack que nunca sai de moda
7- Spirit of Harrogate, Slingsby Marmalade Gin
Um gin com sabor de geleia de laranja é no mínimo peculiar, não é? O Slingsby Marmalade Gin é produzido em North Yorkshire e não tem nada de tradicional.
Os botânicos desse gin são encontrados na área de Harrogate e levam adição de uma pimenta exclusiva da região. Apesar do teor alcoólico ser mais leve que os demais, atingindo 40%, tanto a cor quanto os sabores são intensos.
8- Wessex Distillery, The Wyvern Gin
Este gin faz referência a uma lenda sobre um dragão que supostamente existia na região de Wessex – o Wyvern. O destilado britânico de 47% de teor alcóolico também segue o estilo clássico de London Dry Gin, com zimbro, limão, lima e pimenta.
LEIA TAMBÉM: