6 livros de arte lindos e fascinantes para incrementar sua biblioteca particular
Com foco em nomes, histórias, estilos e grifes marcantes, os títulos são encontrados em lojas online e dão um brilho extra ao acervo de sua casa
Por Sofia Tremel
Em qualquer tipo de expressão, arte e cultura são conceitos intimamente ligados. Não há como pensar em manifestações artísticas como música, cinema, fotografia, pintura e mesmo moda sem levar em consideração o contexto cultural em que elas estejam inseridas. E uma ótima forma de ver e compreender essa ligação é por meio de livros de arte: eles explicitam, ao mesmo tempo, processos criativos e resultados estéticos.
Além de transmitir muito conhecimento, os livros de arte deixam qualquer sala de estar mais bonita: basta posicioná-los estrategicamente em mesas de centro ou em estantes. Trazemos aqui uma seleção de seis títulos que vão da história da arte à moda e que, por serem encontrados à venda em lojas online, podem ir rapidamente para sua casa.
LEIA TAMBÉM:
- Olivier Rousteing: de menino prodígio da moda a diretor criativo da Balmain
- Dior apresentará coleção Cruise 2021 em evento online
- 5 máscaras cheias de estilo para se proteger do novo coronavírus
- Valor de mercado da Hermès atinge o recorde de 80 bilhões de euros
- Plataforma converte doações de artigos de luxo em auxílios sociais
Gustav Klimt: The Complete Paintings (Tobias G. Natter)
O trabalho Gustav Klimt ainda surpreende por seu erotismo descarado, superfícies deslumbrantes e muitas experimentações. Este livro, organizado em homenagem ao centenário de sua morte (em 2018) e que pode ser encontrado aqui, reúne os principais trabalhos do austríaco. Obras como as amadas e reconhecidas “O Beijo” e “Retrato de Adele Bloch-Bauer I” estão presentes, acompanhadas de comentários. Em inglês.
Arte Moderna (Giulio Carlo Argan)
Com 750 ilustrações e um texto que aborda as transformações pelas quais a arte passou do Iluminismo aos movimentos do final do século XX, este livro é um clássico da história da arte e pode ser comprado aqui. O autor, o italiano Giulio Carlo Argan, foi um dos nomes mais importantes da crítica da arte moderna. Em português.
LEIA TAMBÉM:
- A quarentena produtiva de David Lynch
- Harrods prepara inauguração de outlet de luxo em Londres
- Entre no universo da arte digital pelo trabalho destes 6 artistas
Vivian Maier: The Color Work (Colin Westerbeck)
Este é o primeiro compilado de fotografias coloridas da fotógrafa de rua norte-americana Vivian Maier. O livro, que pode ser encontrado aqui, conta com prefácio do fotógrafo Joel Meyerowitz e texto do curador Colin Westerbeck, contextualizando e dando ainda mais luz ao trabalho da artista. Em inglês.
Louis Vuitton: O nascimento do luxo moderno (Paul-Gérard Pasols)
Primeiro título a se aprofundar na trajetória da marca Louis Vuitton e na história da vida de seus três primeiros líderes: o fundador Louis, seu filho Georges e seu neto Gaston.
Com acesso total aos arquivos da empresa, este livro escancara a ligação da Louis Vuitton com o design sofisticado, a história e a técnica da arte, além da publicidade de ponta. Pode ser comprado aqui. Em inglês.
LEIA TAMBÉM:
- Com geleias, café e frutas, saiba como fazer drinks brasileiríssimos
- Curadoria entrega em casa vinhos especiais de seleções personalizadas
- Viagens internacionais: mapa interativo revela quais países estão com as fronteiras abertas
Bauhaus: Weimar, Dessau, Berlin, Chicago (Hans M. Wingler)
Guia completo para uma das mais importantes escolas de design e arte vanguardista da história contemporânea, a alemã Bauhaus – relevante especialmente para a arquitetura, a decoração e as artes plásticas. O título, que pode ser comprado aqui, traz manifestos públicos, cartas particulares, conversas com anotações, atas de reuniões do conselho e da faculdade, artigos de jornais e revistas, polêmica nazista, documentos oficiais do governo alemão e muito mais. As ilustrações são parte da imensidão do trabalho feito na Bauhaus por ícones como Walter Gropius, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Josef Albers, Hebert Bayer e Marcel Breuer. Em inglês.
Tom Ford (Anna Wintour, Bridget Foley e Tom Ford)
Tom Ford é um dos grandes ícones da moda do nosso tempo e uma das principais mentes por trás da Gucci. Este livro pode ser encontrado aqui e é um catálogo completo do trabalho de design de Ford para a Gucci e Yves Saint Laurent, de 1994 a 2004. A obra descreve a criação de roupas e acessórios para as grifes e também explora a grande visão do norte-americano para a arquitetura, o design de lojas e a publicidade. Em inglês.
Fotos: Unsplash e Reprodução