Cromoterapia: aprenda a usar o poder das cores a seu favor
Amarelo, azul, verde. A especialista Solange Lima explica quais cores podem ajudar a tranquilizar a mente
Acromoterapia está na lista de técnicas que podem contribuir para o bem-estar. Dependendo da intensidade e do tom, as cores emitem vibrações que ajudam nosso corpo a alcançar o equilíbrio e a calma. A VERSATILLE entrevistou Solange Lima, especialista em cromoterapia no Personare, para entender o efeito que cada cor causa no ambiente e no corpo.
Laranja e Amarelo
Essas cores são ótimas para serem usadas no ambiente de trabalho. Aposte em objetos de decoração que possam ficar na altura dos olhos, assim você receberá a energia durante todo o dia. O laranja, especificamente, é uma cor que remete a coragem e pode ser útil para pessoas que sofrem com medo em excesso. Uma dica caso você não tenha nenhum objeto com essas cores é mentalizá-las durante a meditação por três minutos.
Azul e Verde
Estes tons são ideais para quem está em busca de tranquilidade e relaxamento. A especialista recomenda que eles sejam usados em ambientes como a sala de estar ou o quarto, mas você também pode usar as cores nas roupas, acessórios e até no esmalte das unhas. Para aliviar a tensão e o estresse no final do dia, uma dica mais eficaz é colocar uma lampada azul ou verde no abajur ao lado da cama por 15 minutos.
Rosa
Os tons rosados ajudam a harmonizar a comunicação. Em época de isolamento social, em que toda a família está em casa reunida, a utilização da cromoterapia em grupo pode ser uma aliada da boa convivência. Para essa cor, a especialista recomenda o uso de água solarizada. Basta colocar água potável em uma garrafa de vidro, cobri-la com um papel rosado e então levar ao sol por uma hora. Você também pode usar uma garrafa que já tenha a cor desejada, a única exigência é que ela seja de vidro. O ideal é tomar um ou mais copos de água por dia pelo período de 15 a 30 dias.
Por Gabrielle Torquato
Fotos: Reprodução Instagram (@horts.art)