Que São Paulo é esta? Fotógrafo simula cidade vazia na quarentena

Ruas e avenidas vazias foram criadas por Alexandre Suplicy

Quando a primeira fase da quarentena começou, em 17/03, o fotógrafo Alexandre Suplicy saiu às ruas para tentar capturar uma cidade vazia, silenciosa, mas não foi exatamente o que encontrou. “Os lugares a que fui não estavam tão vazios quanto eu imaginava. Aí tive a ideia de criar um ensaio artístico. A cidade das fotos é o que eu imaginava que seria São Paulo na quarentena: deserta.”

 

 

As fotografias foram tiradas entre 17h e 18h, período em que a cidade costuma ficar ainda mais movimentada em dias comuns. Com o uso de um drone e de uma câmera convencional, o fotógrafo escolhia o ângulo desejado e clicava. O efeito de cidade deserta é criado apenas mais tarde, após  edição de imagem. Três cliques são sobrepostos e, com a ajuda de um aplicativo, Suplicy apaga os carros das ruas.

 

 

Os ensaios fotográficos já foram compartilhados cerca de 30 mil vezes nas redes sociais. Suplicy responde todos os comentários e já avalia a possibilidade de iniciar uma enquete para que as pessoas possam sugerir novos lugares para fotografar. Confira alguns cliques abaixo – parecem tempos antigos, não parecem?

 

Parque Ibirapuera

 

 

Itaim Bibi

 

 

Avenida Paulista

 

 

 

 

 

Por Gabrielle Torquato

Fotos: Reprodução Instagram (@alesuplicy)

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.