#Coronavirus: Natura e Avon fazem campanha para ajudar vítimas de violência doméstica
Desde o início do isolamento social no Brasil, o número de casos de violência contra mulher aumentou 9%
O Instituto Avon e a multinacional de cosméticos Natura se juntaram para lançar um movimento global de combate à violência doméstica através da campanha #IsoladasSimSozinhasNão. Por meio de dados divulgados pela Central de Atendimento à Mulher (180), foi levantado que durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, houve um aumento de 9% no número de casos atendidos no Brasil.
“A violência doméstica já é uma epidemia escondida a portas fechadas. Como a Covid-19, é um assassino silencioso. Uma consequência não intencional das medidas de isolamento necessárias para combater o coronavírus é que mulheres e crianças vulneráveis ficam presas em casa com agressores e incapazes de procurar ajuda”, afirmou Angela Cretu, CEO da Avon.
Além do Brasil, a campanha está atuando em outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e México. A Avon desenvolveu um método para passar informações para vítimas de forma velada. A marca enviará vídeos de receita pelo whatsapp e durante a reprodução compartilhará telefones de emergência e incentivos para apoiar denúncias.
Para ampliar ainda mais a mensagem, as empresas estabeleceram uma parceria com o projeto Papo de Homem e a página Quebrando Tabu. Durante o período de isolamento, essas plataformas irão produzir conteúdos digitais com o objetivo de ajudar mulheres a identificar relacionamentos abusivos e informar sobre formas de pedir ajuda.
As consultoras Natura também estão recebendo apoio e informação sobre o tema. Para o público geral, as empresas estão patrocinando uma série no podcast Mamilos. A ideia é contar histórias de mulheres que enfrentaram a violência doméstica e quebraram o ciclo de agressões. Cada episódio contará com uma convidada diferente.
“Historicamente, as marcas são engajadas em apoiar mulheres. Agora unidas, podemos ampliar o potencial de proteger toda nossa rede de relações, entre consultoras, colaboradores e consumidores. Estamos fisicamente distantes, mas precisamos estar mais juntos do que nunca”, afirmou Cida Franco, a Diretora de Vendas Brasil da Natura
Por Gabrielle Torquato
Fotos: Reprodução Instagram (@institutoavon)