Drinques com vista privilegiada

Está com viagem marcada para o Rio de Janeiro? Ponte aérea?Ótimo. Agora você tem um grande espaço para tomar um excelente drinque quando chega ou parte da Cidade Maravilhosa.

Está com viagem marcada para o Rio de Janeiro? Ponte aérea?
Ótimo. Agora você tem um grande espaço para tomar um excelente drinque quando chega ou parte da Cidade Maravilhosa.

 

Aberto em setembro do ano passado no terraço do shopping Bossa Nova Mall, ao lado do aeroporto Santos Dumont, o XIAN RIO é um espaço impressionante com cinco ambientes com inspiração oriental. Um dos mais movimentados é o bar, logo na entrada, que tem no comando o mixologista Rod Werner. Mesas espalhadas pelo salão e pela varanda dão uma vista espetacular da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor.

 

Rod montou um cardápio bastante interessante e dividiu seus drinques em várias categorias. Para começar o clássico Negroni recebe oito variações e uma das que mais chama atenção é a Negrinho do Pastoreio (Reserva do Nosco Prata, Cynar, Punt & Mes, e tintura de café). Outro clássico que merece novas interpretações é o Bloody Mary, são seis versões incluindo a clássica. Destaques para a Maria Bonita (Cachaça engenho D’ouro carvalho, dedo de moça, torresmo e pó de carne seca) e para o William Wallace-Braveheart, que leva single malt Laphraoig 10 anos, produzido na região de Islay, na Escócia.

 

Para os turistas estrangeiros que buscam o local, a tradicional caipirinha não poderia faltar, mas tem ainda versões como a Caipiroska (com vodca), Caipisake (com saquê), Caipiríssima (com rum) e até a Caipiporto, feita com vinho do Porto.

 

Mas é nos coquetéis de criação que Rod mostra a criatividade de seu trabalho. O Monkey Martini Dry informa no cardápio “It’s not Dry Martini whit Monkey gin!” o drinque leva Eau de vie de banana servida a menos 15 graus com ceviche de banana da terra.

 

Outro que vale a pena experimentar é o Ahumamalayê, um drinque, no estilo Tiki, que leva vodca Grey Goose, Cynar, limão, óleo sacharum, maracujá e ukuleletiki bitter.

 

Além dos bons drinques, o Xian Rio tem comida boa. Sob o comando de Flávio Myamura (que passou pelo D.O.M., de Alex Atala) e Daisuke Takao (que trabalhou com Shin Koike) a cozinha oferece menu variado e pequenas porções para provar de tudo um pouco. As entradinhas para beliscar combinam bem com drinques como o Edamame com furikake e flor de sal ou ostras frescas servidas com molho ponzu e ovas de massago.

 

Xian Rio — Av. Almirante Sílvio de Noronha, 365, cobertura, Centro, Rio de Janeiro.
Lounge Xian e Restaurante Xian: de segunda a quinta das 12h às 23h.
Sextas e sábados das 12h a 0h. Domingos das 12h às 22h.
SITE: http://www.xianrio.com.br/

 

WORLDBARS por Cesar Adames Especialista nos mercados de bebidas e tabaco | Matéria publicada na edição 105 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.