Fazendeiro Pop: Mitsubishi L200 Triton Sport

Remodelada, a nova Mitsubishi L200 Triton Sport coloca em outro patamar os veículos de tração integral. É excepcional na terra e sofisticada na cidade  Ao pensar no cliente ideal, a Mitsubishi concebeu a nova família da

Remodelada, a nova Mitsubishi L200 Triton Sport coloca em outro patamar os veículos de tração integral. É excepcional na terra e sofisticada na cidade

 

Ao pensar no cliente ideal, a Mitsubishi concebeu a nova família da L200 Triton Sport para segurar o ímpeto dos concorrentes e se estabelecer cada vez mais forte no segmento que aguenta qualquer crise no Brasil, o agronegócio.

 

Na visão da montadora japonesa, que comemorou este ano 25 anos no Brasil, o comprador da L200 irá trabalhar com o carro na terra, carregar insumos e ferramentas e passar por tudo quanto é tipo de obstáculo. No fim do dia e, especialmente aos finais de semana, vai lavar o carro sair na cidade sem fazer feito. Muito pelo contrário, estará com um carro com design de primeira e muito confortável.

 

Ao chegar ao mercado, a nova L200 não quer perder o contato com as gerações mais tradicionais, mas mira nas novas gerações. Os filhos e netos dos fazendeiros, por exemplo, sabem se vestir bem, estão hiper conectados com a tecnologia e as tendências globais, mas precisam manter os pés na terra. Para isso, nada melhor que um super-4×4. Nesta história, a nova L200 entra triunfante.

 

TODOS OS TERRENOS

Para se ter uma opinião sobre um carro, nada melhor do que experimentá-lo ao máximo. Castigá-lo mesmo. Neste ponto, a Mitsubishi foi generosa. Proporcionou uma programação extensa para todo o tipo de uso que a nova L200 é capaz de atender.

 

A experiência começou na estrada, nas imediações de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Em pouco mais de 80 quilômetros, a picape mostrou a que veio. Pode haver um receio inicial por se tratar de um carro grande: 5,2 metros de comprimento e 1,8 metro de largura. Porém, a sua aceleração é das mais eficientes.

 

Chega a 160 km/h. Além disso, mantém incrível estabilidade em curvas e boas respostas nas retomadas de velocidade. Ao fim do teste de estrada, mais um desafio de gente grande, o circuito Velo Città. Com pista homologada pela FIA, o autódromo serve à Mitsubishi com o Camp Nou para o Barcelona. É a sua casa.

 

Com 3.493 metros, o circuito oferece uma das melhores desafios de pilotagem do Brasil. Tem 14 curvas, mesclando alta e baixa velocidade, inclusive um estilo parafuso, como o de Laguna Seca, na Califórnia. E querem saber? A picape tem desempenho de sedã na pista. É muito grudada no chão, não perde a traseira em nenhum momento, além de mostrar boa desenvoltura nas retas.

 

Depois do asfalto, vem a terra. E não é só terra. Tinha pedra, lama, areia, erosão, inclinações. A L200 tinha pela frente a pista off-road do circuito Velo Città. Eram 18 obstáculos pensados para castigar um carro ao extremo. A picape passou, por exemplo, por desafios como caixa de ovos (buracos em sequência) e subidas de 35 graus (apenas se enxerga o céu; é preciso confiar no carro). Muitos deles necessitaram do 4×4 reduzido, o que permitiu maior força de tração para ultrapassar o que a pista tinha de pior.

 

Ainda não acabou. Em seguida, foi a vez do choque de realidade. A picape foi submetida a uma estrada de terra em uma fazenda vizinha. Qualquer cliente ligado ao agronegócio perceberia o quanto a nova L200 é eficiente para passar em vias mais estreitas e inclinadas, inclusive dividindo espaço com colheitadeiras. Valas, lama até a metade da roda, piso irregular. Nada foi capaz de parar essa picape.

 

Clique nas imagens para ampliar

 

NOVA GERAÇÃO

Fãs da marca, especialistas e usuários. Todos aqueles que ouvimos falaram em uníssono: “A nova L200 está em um patamar muito acima de sua antecessora em matéria de conforto, tecnologia e desempenho em todos os terrenos”. O diretor de Engenharia e Planejamento da Mitsubishi Motors do Brasil, Reinaldo Muratori, explica detalhes do projeto:

“A nova L200 Triton Sport é a evolução de um projeto de muito sucesso e ousadia. Carrega toda a experiência de quase 40 anos que a Mitsubishi Motors tem no desenvolvimento de picapes”. Esta é a quinta geração da L200, concebido a partir do conceito Ultimate Sport Utility Truck. “O veículo tem estilo dinâmico e atlético, esportividade e prazer ao dirigir; sofisticação, conforto e silêncio similares a um veículo de passeio; além do máximo em praticidade e durabilidade para usos comerciais. Sem dúvida, é a evolução de um produto confiável e com muita aptidão off-road.”

 

Uma das grandes inovações da nova L200 é o seu motor. Trata-se da primeira picape a empregar motor de alumínio. Com isso, o veículo fica 30kg mais leve. Além disso, esse motor está mais leve e mais potente. Estamos falando de um 2.4 turbo diesel de 190 cavalos 43,9 kgf.m de torque. Isto se traduz em muita força e economia de combustível. Sim, pensar em gastar menos diesel é uma tendência mundial.

 

E o novo trunfo da Mitsubishi está 110% alinhado com isso. A tecnologia de bordo é das mais completas. O motorista irá se sentir em um sedã. Não deve nada a muitos carros de luxo germânicos. Porém, o que vai fazer uma grande diferença é o formato do banco. Ele é mais ergonômico e confortável. O corpo do motorista é quase que abraço pelo estofamento. Com isso, as travessias off-road não são mais tão desconfortável. O corpo do motorista fica mais protegido e fixo. E assim ele pode se concentrar unicamente  na direção.

 

Produzida na fábrica da Mitsubishi em Catalão, em Goiás, a nova geração da L200 Triton Sport chegou em três versões: HPE Top, HPE e GLS. A montadora também manteve a comercialização das versões anteriores: Savana MT/AT, Outdoor AT, GLX, Flex Outdoor e GL. Ao todo, serão nove as versões da picape. Segundo a montadora, todos os tipos de cliente se sentirão atendidos e representados.

 

Motor por Leonardo Bergoglio | Matéria publicada na edição 95 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.